quarta-feira, 19 de abril de 2017

Mineração Taboca, empresa pioneira na mineração e metalurgia do estanho no Brasil

Mineração Taboca, empresa pioneira na mineração e metalurgia do estanho no Brasil


Fundada em 1969, a Mineração Taboca foi pioneira na mineração e metalurgia do estanho no Brasil. Nos anos 80, com a descoberta da mina de Pitinga (AM), localizada há 300 km de Manaus, consolidou-se como uma das mais importantes empresas do país no setor mineral. Em plena Região Amazônica, a empresa implantou um complexo urbano-industrial, de habitação, educação, saúde, energia e telecomunicações, fazendo de Pitinga um dos mais importantes projetos industriais do país.
Em Pitinga, é feita a lavra e o beneficiamento dos minérios de cassiterita e columbita e, após anos de pesquisas e investimentos, em 2006 a empresa iniciou o processo de substituição do aluvião pela extração da rocha primária, projeto denominado Rocha-Sã. A cassiterita e columbita, são concentradas em vários equipamentos principalmente jigues, espirais, mesas, separadores eletrostáticos e magnéticos.
A Mineração Taboca realiza a fundição do concentrado de cassiterita em sua filial, no interior do Estado de São Paulo, para onde é enviada toda a produção de concentrado de cassiterita obtida no Complexo de Pitinga. A retirada do Estanho é feita através de fornos elétricos de redução. O concentrado de columbita é processado em Pitinga (AM) mesmo, aonde é insumo na produção da liga metálica de FeNbTa.
A Mineração Taboca trabalha em sintonia com o Meio Ambiente, cuidando de recuperar as áreas degradadas. Em Pitinga, desde 1998, já foram recuperados 2.900 ha com o plantio de cerca de 740 mil mudas de espécies florestais nativas e plantas ornamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário