terça-feira, 4 de abril de 2017

Planta piloto do projeto de extração de ferro é apresentada

Planta piloto do projeto de extração de ferro é apresentada


O governador Wellington Dias reuniu-se nesta segunda-feira (03), com o Presidente da SRN Holding, Marcelo Prado e os gestores da SEMINPER, SEFAZ, SEPLAN e SEAD e o Instituto de Previdência do Piauí. Na ocasião, foi apresentada a planta piloto do projeto SRN Mineração, cujo objetivo é facilitar e ampliar a extração do minério de ferro nos municípios de São Raimundo Nonato, Bonfim do Piauí, São Lourenço e Fartura.
No encontro, o cronograma do projeto começou a ser traçado. A previsão é de que em 2018, a SRN Holding já esteja produzindo e vendendo minério de ferro no Piauí. “Estamos esperançosos de que em maio a obra da Transnordestina seja retomada, o que tornará o negócio de extração de minério muito viável. Nosso objetivo ao apoiar esse projeto é agregar valor ao estado e também fazer com que a região Nordeste consiga ser destaque na produção desse minério”, destacou o governador.
O projeto visa produzir minério de ferro magnético de qualidade premium, com baixos níveis de contaminantes, baixo custo operacional e mínimo impacto ambiental. “Temos cerca de 200 milhões de reserva e mais 400 milhões de recursos minerais de potencial para exploração. O projeto está em fase de aperfeiçoamento, mas já caminha para iniciar a operação e instalação da planta piloto no estado”, pontuou o presidente da SRN Holding, Marcelo Prado.
Para o secretário de mineração, Luiz Coelho, a novidade do projeto é o fato do ferro poder ser retirado do solo a seco, isto é, sem uso de água. “Esse será um grande salto, visto que não haverá necessidade de criarmos barragens de dejetos. Novidades como essa, que vêm ao encontro com a sustentabilidade, são prioridades da nossa gestão. Ganharemos ainda na geração de emprego e renda”, acrescentou.
Fonte: Piaui.pi.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário