quarta-feira, 19 de abril de 2017

Vidro pode brilhar como diamante?

Vidro pode brilhar como diamante?

          
    
Vidro pode brilhar como diamante?
Vidro ou diamante?
Olhando o objeto retratado na imagem acima, como você o classifica? Trata-se de diamante ou vidro? Ambos podem até ser aparentemente parecidos, mas possuem propriedades completamente distintas.

A lapidação do diamante lhe confere brilho característico e, consequentemente, uma valorização no mercado. Ele é empregado na fabricação de joias preciosas e é reconhecido mundialmente por sua rara beleza.


Lapidar uma pedra de diamante é algo minucioso e praticado apenas por especialistas. Consiste em cortá-la em inúmeras facetas e assim limitar a superfície da pedra, dando a forma desejada. Um bom corte é aquele que confere o máximo de cintilação e de dispersão da luz.

Então, surge a pergunta: não é possível fazer o mesmo com o vidro? Após passar pela lapidação, o vidro também adquire brilho característico do diamante? Definitivamente não, uma vez que o vidro é desprovido de índice de refração como o do diamante. Ele poderia até ser cortado em inúmeras facetas, mas não passaria de um vidro com maior brilho que os outros.

Entende-se por índice de refração a capacidade que o objeto possui de dispersar a luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário