Seguidores

quarta-feira, 17 de maio de 2017

A COR ROSA NA JOALHERIA

A COR ROSA NA JOALHERIA
O QUE HÁ POR TRÁS DA MODA?

      



Os tons de rosa têm imperado há algum tempo na Joalheria.
Vamos conhecer um pouco mais da cor que leva o nome da flor mais popular do nosso planeta!
Na mitologia, a rosa está associada ao deus Adônis, o amado de Vênus e, por isso, a flor (rosa) tornou-se o símbolo do renascimento do amor que sobrevive à morte - e à sua cor, conseqüentemente, também foi incorporado tal poder!
Acredita-se também que a cor rosa tenha o poder de serrar os lábios e acalmar o "calor" produzido pela ingestão de bebidas alcoólicas, impedindo que aquele que estivesse embriagado confessasse seus segredos.
Essa cor tornou-se o símbolo da reserva, da discrição, não só pelas crenças acima mencionadas mas, principalmente, por sua tonalidade suave, branda.
Na poesia trovadoresca, a rosa é um símbolo concreto do amor terreno, tangível.
A rosa é um elemento místico muito forte.
Lembremo-nos dela também como símbolo dos Rosa-cruzes, em que é utilizada juntamente a uma cruz.

No Cristianismo, por longo tempo, a rosa era a flor da virgem Maria, somente as virgens poderiam usar guirlandas de rosas, costume rigorosamente proibido para outras mulheres.

Na Maçonaria, a rosa tem atenção muito especial. Durante o funeral de um dos membros são colocadas sobre o túmulo três rosas, significando luz, amor e vida.

Na simbologia chinesa, a rosa está associada à juventude, por seu frescor e suavidade.

Entre diversos povos da Europa foi atribuída à rosa dignidade real, significando recuperação, generosidade.

Gemas de cor Rosa
A natureza nos oferece algumas gemas nessa cor, variando desde o tom bem suave do quartzo rosa até os tons mais acentuados e fortes da Rubelita.
Quartzo Rosa: de um tom suave, podendo ser transparente ou translúcido. Essa gema carrega consigo um poder místico fantástico: a ela é creditada a capacidade de afastar energias negativas, cuidar do coração, do amor. Facilita a abertura do chacra cardíaco. Ajuda também a eliminar ressentimentos guardados. Indicada para pessoas que sofrem de stress e temperamento explosivo. É uma gema muito barata e abundante em nosso país, por isso não tem uma grande valorização.
Turmalina Rosa: pode variar de um rosa suave até o vermelho intenso, a chamada Rubelita. Em geral são gemas transparentes. São indicadas, segundo as correntes esotéricas, para pessoas que têm medo de se ferir no amor. Ajuda também a aceitar o passado. Acredita-se que estimule a fertilidade.
Rodocrosita: essa gema não possui a transparência do quartzo ou da turmalina, no entanto pode oferecer tons de rosa magníficos. Costuma apresentar faixas brancas em zigue-zague, mas os exemplares mais valorizados são aqueles que têm a cor límpida, sem desenhos. Essa pedra tem o poder de aliviar e acalmar o coração, influencia o processo criativo e estimula a intuição. Alimenta o amor próprio. Indicada para pessoas que sofram de problemas respiratórios.
Topázio Imperial: essa magnífica e cara gema é explorada, nos dias de hoje, apenas em uma localidade, na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Suas cores podem variar de um laranja suave (champagne) passando por tons de pêssego, salmão, ou um tom de "maçã" e seguindo para a beleza de um por de sol. Romântico, não? Pois é, esta gema é extremamente romântica e magnética. Desde o tempo dos egípcios foi associado a essa pedra o poder de afastar o mal; foi usada como amuleto, ligada ao deus Sol - Rá entre os egípcios e Júpiter entre os romanos. Dizem que tem o poder de abrir os caminhos para quem a leva no peito.
Kunzita: gema transparente que possui tonalidades de rosa-violeta, pertence ao grupo dos Espodumênios. Permite que quem a use tenha maior poder sobre suas emoções, dominando sentimentos como a mágoa, rancor, ressentimento, que atrapalham o crescimento espiritual. Indicada para pessoas com problemas circulatórios e nos rins. Possui o poder de eliminar a ansiedade pelo futuro, possibilitando amar sem grandes expectativas.
Morganita: pedra pertencente ao grupo dos Berilos. Sua cor pode variar do rosa delicado ao violeta. Tem o poder de curar males que afligem a garganta e fígado. Propicia a harmonia conjugal, aumenta a saúde e amor do casal. A Morganita é a pedra que "clareia" a visão daquele que ama, proporcionando um relacionamento racional, evitando os impulsos impensados da paixão.
Bem, agora é só escolher uma delas e preparar-se para estar na moda e em harmonia. Razões não faltam, o difícil é escolher entre tantas belezas, físicas ou esotéricas!!!
Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário