quinta-feira, 4 de maio de 2017

Ametista

Ametista


Autor:E.Zimbres e Tom Epaminondas
Cristal de quartzo roxo (ametista) bem cristalizado
Ametista: s.f. Miner. - Quartzo roxo. O nome vem do grego amethystos, que significa não bêbado, pois acreditava-se que esta pedra protegia seu usuário da ação do álcool e da embriaguez.
A ametista é frequentemente encontrada em geodos que ocorrem em antigos derrames de lavas basálticas, como as do sul do Brasil, grande produtor desta gema.
Podem também serem encontradas em pegmatitos e drusas que se desenvolvem em fraturas de rochas antigas,por onde percolaram soluções silicosas, das quais se precipitaram os cristais de quartzo.
Durante muito tempo pensou-se que a cor violeta da ametista era devido à presença de impurezas de Manganês, mas estudos mais recentes indicam que é devido à presença de Fe 4+ em certos locais da estrutura cristalina.
Autor:Wela49
Ametista roxa lapidada
O aquecimento da ametista em altas temperaturas transforma-a em quartzo citrino, amarelo forte, incorretamente comercializado no Brasil como "topázio do Rio Grande". A mudança de cor se dá devido à redução do Fe4+ em Fe3+. Esta mudança é reversível, submetendo o citrino a uma fonte radioativa.
{{

Nenhum comentário:

Postar um comentário