quarta-feira, 17 de maio de 2017

AMETISTA

AMETISTACOM NOVO VISUAL



Os tons rosados e os violetas suaves têm tido papel de destaque nas últimas coleções da joalheria. Vale a pena sabermos um pouco mais sobre a ametista, esta gema tão conhecida, mas que inova em cores suaves e delicadas como a “Lavanda” e "Rose de France".
foto: Almir PastoreA Ametista é uma velha amiga, ainda mais porque ”povoa” tão generosamente nossas terras brasileiras. Temos até um município com seu nome - Ametista do Sul, e um distrito - Brejinho das Ametistas, na cidade baiana de Caetité.
Essa gema pertence ao grupo dos Quartzos e dela pode derivar o citrino “comercial”. A maioria dos citrinos encontrados hoje no mercado são ametistas aquecidas. A ametista brasileira adquire a cor amarelo claro a 470°C. A cor amarelo escuro até os tons avermelhados são conseguidos a 550°C. Vale lembrar que nos citrinos verdadeiros a cor predominante é o amarelo pálido, nunca avermelhado, além de serem raros.
Esotericamente está fortemente associada à proteção contra a embriaguez. Amethy-sios, em grego, significa “não embriagado”. Também é mencionada na mitologia grega. Dionísio (ou Baco, para os romanos), deus do vinho, estava indignado por sentir o desprezo dos mortais, decidiu então lançar tigres contra o primeiro mortal a cruzar seu caminho. Essa pessoa foi a bela Ametista, que se dirigia ao templo de Diana. A jovem foi atacada pelas feras e Diana, diante de tanto sofrimento, decidiu transformá-la num cristal. Sob o peso do arrependimento Baco despejou vinho sobre o cristal que adquiriu a coloração violeta.
Na Idade Média eram fabricados talismãs e amuletos com essa gema, na intenção de se preservar a castidade e sobriedade; a ela era creditada a capacidade de dominar paixões violentas.
Ametista é a cor da Era de Aquário e está associada a: modéstia, paz espiritual, devoção, virtude curativa, afastar maus pensamentos, boa razão, proteção contra o veneno e a magia negra, eliminar a sensação do medo, evitar a intoxicação entre outros.
É de grande auxílio na meditação, atuando tanto sobre o consciente quanto o inconsciente. É, acima de tudo, um tranqüilizante natural.
É a pedra do chacra Coronário, situado no alto da cabeça, abrindo-se para o céu. No Oriente, chegam a fixá-la no centro da testa, no ponto do “terceiro olho”, chamado chacra Ajna.
foto: Almir PastoreSoldados prendiam uma ametista no cabo da espada como amuleto para afastar a morte e trazer a calma e equilíbrio, fundamentais para a conquista da vitória.
Diz-se que, quando usada no pulso esquerdo, concede o poder de ver o futuro em sonhos.
Nas dores de cabeça ou nos dentes, pode-se aplicar uma ametista previamente aquecida em água fervente (mergulhe-a por pouco tempo na água, apenas o suficiente para aquecê-la).
Atua favorecendo cérebro, olhos, pele, fígado e sistema imunológico.
Pedra da paz, da sabedoria, da transformação, da elevação espiritual. Que bom poder contar com um elemento que, além de bonito, tem tanta vibração positiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário