Seguidores

domingo, 7 de maio de 2017

Como os dinossauros foram extintos?

Como os dinossauros foram extintos?

Especulações sobre este tema incluem desde a poeira cósmica até a colisão de um asteróide com a Terra

Você decide: erupções vulcânicas, radiação de uma estrela Supernova, poeira galáctica, epidemias ou asteróide assassino? Qual destes fatores teria levado os dinossauros à extinção? Bem, obviamente, não há um consenso sobre o tema. Mas vamos lá. Antes de mais nada, é bom dizer que os dinossauros sumiram do mapa há 65 milhões de anos. Eles viveram durante a Era Mesozóica (230 a 65 milhões de anos atrás) e dominaram o ambiente terrestre durante os períodos Jurássico (160 a 110 milhões de anos) e Cretáceo (110 milhões a 65 milhões de anos). Desapareceram e somente seus restos fossilizados ficaram para contar história.
VULCÕES VENENOS
Uma versão dela, digna de consideração, fala em erupções vulcânicas que teriam lançado sulfato e dióxido de carbono na atmosfera. Estes gases teriam provocado mudanças climáticas bruscas no planeta e matado animais e plantas. Assim, depois de muitos anos, com a escassez de alimento, os dinossauros acabaram morrendo também. Uma segunda versão da história, no entanto, diz respeito a doenças que teriam atacado os répteis e dizimado sua população. Defensores desta hipótese, como o polêmico paleontólogo americano Robert Bakker, afirmam que tudo começou com a redução do nível dos oceanos no fim do período Cretáceo. Em decorrência do fenômeno, várias “pontes” naturais se formaram entre continentes antes isolados e os animais puderam migrar de um lugar para outro. Com isso, grupos diferentes de dinossauros (que tinham um sistema imunológico específico e seus próprios parasitas) se misturaram e sucumbiram diante das “novas” doenças surgidas com a migração.
A versão da história que envolve um asteróide, no entanto, parece a mais plausível até agora. Ela diz que um corpo celeste de dez quilômetros de diâmetro deve ter se chocado contra a Terra, causando uma catástrofe que deu cabo dos dinossauros. O planeta ficou sob uma nuvem de poeira que bloqueou a luz solar por um longo período, eliminando quase toda a vegetação e matando os animais de fome.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário