quarta-feira, 24 de maio de 2017

CPRM disponibiliza dados da Bahia

CPRM disponibiliza dados da Bahia

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acaba de divulgar imagens georreferenciadas de quatro aerolevantamentos geofísicos adquiridos entre 2006 e 2015 em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Os projetos 3012: Campo Alegre de Lourdes – Mortugaba (2006); 3026: Ipirá – Ilhéus (2011); 3027: Porto Seguro – Caravelas (2011) e 3032: Extremo Oeste da Bahia (2015) somam uma área de aproximadamente 162 mil km² e localizam-se no Estado da Bahia. 
 
A ação é um dos pilares definidos pela diretoria da CPRM para fomentar o setor mineral brasileiro, tratando-se de um programa contínuo e prioritário de disponibilização de dados e informações geocientíficas à sociedade. As imagens foram captadas com espaçamento de 500 m entre as linhas de vôo, altura de vôo de 100 m e direção das linhas de vôo N-S. Os diversos produtos derivados do processamento de imagens aerogeofísicas de magnetometria e gamaespectrometria são disponibilizados em formato GEOTIFF, com resolução de 300 dpi. 
 
Estes e outros dados de aerolevantamentos do estado da Bahia estão à venda pela CBPM às entidades privadas. Instituições de ensino e órgão públicos têm acesso livre às informações. Ambos só necessitam encaminhar os pedidos para o endereço cbpm.dt@cbpm.ba.gov.br(link sends e-mail)
 
“A aerogeofísica é a essência da exploração mineral técnico-científica moderna e ações deste tipo, certamente, provocarão um aumento na atividade de exploração mineral e no conhecimento geológico da Bahia, atraindo investimentos por parte da iniciativa privada e agilizando o processo de geração de novas jazidas e seus aproveitamentos”, disse o diretor-técnico da CBPM, Rafael Avena Neto. O chefe da Divisão de Sensoriamento Remoto e Geofísica (DISEGE) da CPRM, Luiz Gustavo Rodrigues Pinto, completa que “essa é a primeira disponibilização de imagens GEOTIFFS gratuita ao público de projetos que não foram adquiridos exclusivamente pela CPRM, demonstrando o sucesso de parcerias entre os diversos órgãos de mineração do País. Em breve, imagens de projetos aerogeofísicos do Estado de Goiás também serão divulgadas, com a devida autorização da Secretaria de Mineração do Estado”. 
 
Dados sobre a área Seridó-Leste
 
A CPRM também lançou informe de recursos minerais sobre área Seridó-Leste, extremo nordeste da Província de Borborema (RN-PB). As informações do estudo fazem parte do projeto ‘Metalogenia das Províncias Minerais do Brasil: área entre Rio Grande do Norte e Paraíba’, bloco formado por 10 folhas na escala 1:100.000 perfazendo uma área de 30 mil km² (Bloco Seridó Leste), selecionadas em virtude de apresentarem potencial para mineralizações de tungstênio (scheelita), molibdênio (molibdenita), ferro, ouro e cobre (sulfetos).
 
O estudo está inserido na Província Mineral do Seridó (W-Mo-Au-Fe-Cu-Bi-ETR) e abrange também o distrito de Serra Caiada (Au-Fe-Ni). Entre os resultados alcançados estão a elaboração e publicação dos mapas geológicos e recursos minerais e de associações tectônicas desse bloco com destaque para as principais minas, garimpos e ocorrências. 
 
O levantamento é uma iniciativa da CPRM e tem como objetivo avançar o conhecimento em Áreas de Relevante Interesse Mineral do País. “A área Seridó Leste, no Estado do Rio Grande do Norte e Paraíba, foi selecionada em virtude da vocação mineira histórica da Província Mineral do Seridó para tungstênio, molibdênio, ouro, cobre, ferro, tântalo e nióbio, e da recente descoberta de rochas de idades arqueanas com mineralizações associadas de Au e Fe. Além disso, essa publicação tenta ser o início do preenchimento de uma lacuna existente na área metalogenética dessa porção da Província Borborema, à medida que, além de disponibilizar uma carta geológica, também fornece uma carta de Recursos Minerais e Associações Tectônicas, ambas em escala 1:250.000”, destaca o diretor-presidente Eduardo Ledsham

Nenhum comentário:

Postar um comentário