sexta-feira, 26 de maio de 2017

O que é quartzo rutilado ?

O que é quartzo rutilado ?


O dióxido de silício pode se juntar ao rutilo, um mineral composto de dióxido de titânio, para formar uma variedade de diversas cores da pedra. Quartzo é um mineral duro e cristalino encontrado com abundância em toda a Terra em uma variedade de formas. É o mineral mais comum no planeta, representando 12% da crosta terrestre em volume, e é usado em diversas aplicações, incluindo joias, investigação científica, produção e construção civil. Devido às suas muitas utilizações, é também um mineral muito importante e algumas variedades raras são consideradas muito valiosas.
Cristal de Quartzo
Dióxido de silício é o nome químico adequado para quartzo, que adquire cores e propriedades diferentes, dependendo de como foi formado. Comumente, o quartzo assume impurezas que fazem com que seja colorido, como as formas ametista, citrino e quartzo rosa. Nestes casos, a estrutura cristalina do mineral é facilmente visível e a pedra pode, por vezes, formar aglomerados muito grandes de cristais distintos. Estes quartzos também tendem a ser claros, embora possam ter pequenas inclusões ou áreas de fratura.

Quartzo rutilado é a pedra quartzo com uma camada de cobertura de rutilo. Rutilo é um mineral composto principalmente de dióxido de titânio, ou TiO2. Como um mineral, rutilo tem elevado índice de refração e dispersa mais do que quase qualquer outro mineral. Isto significa que, quando rutilo aparece em outros minerais, que quase sempre é em longas e finas tiras de cor. Rutilo é, de fato, a palavra latina para o vermelho. O mineral ganhou este nome porque alguns espécimes tem uma cor profundo vermelho bonito. Rutilo, no entanto, também pode aparecer em tons de marrom e cinza.

Quartzo Rutilado 
 O quartzo é bastante difundido. Ele pode ser encontrado em quase todos os ambientes geográficos. A família do quartzo, incluindo o tipo rutilado, pode ser encontrada em países como o Brasil, Madagascar, Austrália, Noruega, Cazaquistão e Paquistão. Ele também pode ser encontrado nos Estados Unidos. Muitas das cadeias de montanhas da América contêm grandes depósitos de quartzo.
Quando rutilo aparece dentro de quartzo, criando quartzo rutilado, muitas vezes aparece como agulhas de cor dentro da pedra. Em alguns exemplos, quartzo rutilado parece que é preenchido com fibras de ouro. Em muitas peças, as inclusões de rutilo são todas no mesmo eixo. Devido a isso, cada filamento de rutilo individual é visível. O efeito é excepcionalmente bonito. Cabelo de Vênus, flechas de amor e dardos do Cupido são outros nomes pelos quais o quartzo rutilado é conhecido.


Rutilo e quartzo têm diferentes níveis de dureza na escala de Mohs. Por esta razão, o rutilado pode ser difícil na hora de suavizar a pedra adequadamente de modo que possa ser esculpida em joias. Por esta razão, algumas amostras são colocadas sobre a superfície. Exemplos preciosos desta pedra incluem rutilados completos, que são totalmente envoltas em quartzo . Nestas pedras, o rutilo não ultrapassa a barreira da borda do quartzo, e pode, portanto, ser devidamente polido.


Algumas religiões acreditam que pedras contêm certas propriedades espirituais e de cura. Nesta arena, elas atribuem ao quartzo rutilado as nossas forças pessoais, capacidade, originalidade e ajuda nos relacionamentos com os outros. Acredita-se também que a pedra alivia sentimentos de solidão e depressão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário