quinta-feira, 11 de maio de 2017

Vale recebe proposta final para criar ‘sociedade sem controle definido’

Vale recebe proposta final para criar ‘sociedade sem controle definido’


A Vale informou nesta quinta-feira (11) que sua controladora, a Valepar, apresentou a proposta final de mudança societária da companhia, com o objetivo de criar uma sociedade “sem controle definido”. A proposta ainda precisa ser aprovada pelos órgãos societários .
As mudanças na Vale foram acordadas pelos maiores acionistas da companhia: Litel Participações (que reúne os fundos de pensão Previ, Funcef e Petros), Litela Participações, Bradespar, Mitsui & Co. e BNDES Participações (BNDESpar).
A iniciativa pretende viabilizar a listagem da empresa no segmento especial do Novo Mercado da bolsa de valores, informou a Vale.

Entenda o acordo de reestruturação

Em fevereiro, os principais acionistas da Vale concordaram em renovar um acordo que os mantém como um bloco de controle por mais três anos e meio.
Hoje os fundos de pensão, a Bradespar, Mitsui e BNDESpar se reúnem em uma outra empresa, a Valepar, controladora da Vale com 53,8% das ações com direito a voto em assembleia de acionistas, mas que detém apenas 33,7% do capital total da Vale.
A companhia fará uma reestruturação que acabará com essa empresa e todos os acionistas terão poder decisório equivalente à sua participação societária na Vale. Em tese, investidores minoritários terão mais poder dentro da empresa.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário