domingo, 11 de junho de 2017

A extração do petróleo 

A extração do petróleo consiste no processo pelo qual o petróleo utilizável é extraído e removido do subsolo, considerando que o mesmo se encontra em bolsões profundos em terra e abaixo do fundo do mar.
O processo de extração do petróleo e também do gás, é variável, acontece de acordo com a profundidade em que o material se encontra, considerando que ele pode estar nas primeiras camadas do solo ou em milhares de metros abaixo do nível do mar.
As reservas e campos descobertos pelo Brasil colocam nosso país entre os maiores produtores do planeta, com o terceiro maior campo do mundo no campo Pão de Açúcar, descoberto em 2008.
Muito dinheiro é investido na extração do petróleo e gás, considerando que a exploração deste tipo de campo é um processo trabalhoso e muito caro. Com a produção feita na bacia de Santos, por exemplo, as mega reservas nos garantem muito dinheiro para fortalecimento da economia, considerando o investimento das empresas nacionais (como a Petrobras, a maior do segmento) na extração do petróleo e gás.

Como é feito o processo de extração do petróleo e gás

Para realizar a extração do petróleo e gás, são necessários três passos básicos: Prospecção, perfuração e extração. No passo de prospecção, é feita a localização de bacias sedimentares, através da análise detalhada do solo e do subsolo.
Através de equipamentos como gravímetros, magnetômetros, farejadores e sismólogos, os geólogos podem analisar as condições e localizações de bacias sedimentares na superfície.
Na fase de perfuração, são descobertas as jazidas de petróleo e são realizadas as marcações com coordenadas GPS e boias marcadoras, posicionadas sobre a água do mar. Se a análise é feita na terra, é realizada a perfuração do solo de um primeiro poço, considerando a perfuração de outros poços quando o petróleo é identificado e quando a extração é avaliada como viável economicamente.
As perfurações são feitas em terra por meio de sondas de perfuração, enquanto no mar, são realizadas por meio de plataformas marítimas.
Por fim, na fase de extração, o petróleo é encontrado acima da água salgada contando com uma camada gasosa de alta pressão logo abaixo do mesmo. Quando o poço é então perfurado, o petróleo pode jorrar até a superfície graças à pressão do gás, diminuindo o bombardeamento de petróleo para a superfície e garantindo que o material seja extraído com total segurança por meio de bombas em plataformas e outros equipamentos especiais.

Expectativas do mercado brasileiro na extração do petróleo

Petrobras investe, atualmente, em exploração e produção de petróleo num total de US$ 153,9 bilhões, considerando o desenvolvimento de produção, exploração e a infraestrutura (suporte) para a atividade.
Seguindo estes números, a estimativa no ramo petrolífero para o Brasil é de desenvolvimento crescente, considerando as bacias recém avaliadas, a iniciativa do pré-sal e as novas plataformas adaptadas.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário