sábado, 10 de junho de 2017

A história da internet

A história da internet começa no ambiente da Guerra Fria (1945-1991) onde as duas super potências envolvidas, Estados unidos e URSS, estavam divididos nos blocos: socialista e capitalista, disputando poderes e hegemonias.
Os Estados Unidos, temendo ataques da Rússia, criou um sistema de compartilhamento de informações, a fim de facilitar as estratégias de guerra.
Nesse momento, surge o protótipo da primeira rede de internet, a "Arpanet" (Advanced Research Projects Agency).
Assim, no dia 29 de outubro de 1969, foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford, momento histórico: o primeiro e-mail enviado.
Por conseguinte, na década de 90, Tim Bernes-Lee, cientista, físico e professor britânico, desenvolveu um navegador ou browser, a World Wide Web (www), a Rede Mundial de Computadores - Internet.
A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o "boom da internet", ou seja, quando ela se popularizou pelo mundo, com o surgimento de novos browser ou navegadores (Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx) e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.
Diante disso, ocorre uma grande proliferação de sites, chats, redes sociais (orkut, facebook, msn, twitter), tornando a internet a rede ou teia global de computadores conectados
Alguns estudiosos acreditam que a Internet foi um marco importante e decisivo na evolução tecnológica, visto que ultrapassou barreiras ao aproximar pessoas, culturas, mundos e informações; fato este que segundo eles, não acontecia desde a chegada da televisão, na década de 50.
Hoje em dia, a Internet é utilizada mundialmente como ferramenta de trabalho, diversão, comunicação, educação, informação e, por isso, é comum ouvir atualmente: "eu não vivo sem internet".
Além disso, muitos produtos são comercializados em sites de compras, uma vez que os impostos são menores e, consequentemente, os preços, se comparados com as lojas físicas.

Internet no Brasil

No Brasil, a Internet surgiu no final da década de 80, quando as Universidades brasileiras começam a compartilhar algumas informações com os Estados Unidos.
Entretanto, foi a partir de 1989, quando fundou-se a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que o projeto de divulgação e acesso ganha força, uma vez que o intuito principal era difundir a tecnologia da Internet pelo Brasil e facilitar a troca de informações e pesquisas.
Em 1997, criou-se as "redes locais de conexão" expandindo, dessa forma, o acesso a todo território nacional.
Em 2011, segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, aproximadamente 80% da população teve acesso à internet, o que corresponde a 60 milhões de computadores em uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário