domingo, 25 de junho de 2017

ALGUMAS GEMAS

Água-marinha

Propriedades físicas:


Grupo......................BERILO
Composição............. Silicato de Aluminio e Berilio
Fórmula.................. Be3Al2(SiO3)6

Densidade(g/cm3).... 2,67-2,71
Dureza (Mohs).........7
Cor /Transparência.......... Azul / Transparente

A Água-marinha, juntamente com a esmeralda, pertence ao grupo do berilo. o Seu nome deve-se á cor, do latim "acqua marinae". Os cristais grandes são os mais frequentes. Em 1920 foi encontrado o maior cristal no Brasil: pesava 110 Kg aproximadamente. Quanto mais forte a sua tonalidade de azul, maior o seu valor.

Jazidas:

Pode-se encontrar as Águas-marinhas no Brasil, onde existem as maiores jazidas, mas também existem noutros países, como por exemplo: Magadascar, Austrália, Índia, Africa do Sul e EUA.

Curiosidades:

Na mitologia, a Água-marinha era um presente de Neptuno ás sereias e seres do mar. Dizia-se que as ninfas levavam as Águas-marinhas nas costas dos cavalos marinhos. Até hoje, a Água-marinha é a pedra de proteção dos marinheiros.
Também conhecida por "reacender" o amor em casais ou fazer com que a pessoa que a carrega se livre de toda maldade existente no mundo.
Acreditava-se, que esta pedra tem o poder de curar problemas nos olhos, doenças respiratórias e soluços. É o símbolo da felicidade e juventude eterna.
Pertence ao mês de Março e Simboliza saúde e fidelidade.

Alexandrita


Propriedades físicas:

Grupo......................CRISOBERILO
Composição.............Óxido de berílio e Alumínio
Fórmula.................. Al2BeO4
Densidade(g/cm3)....3,70 - 3,72
Dureza (Mohs).........8
Cor / Transpar ncia..........Verde, Vermelha / Transparente

Uma das mais místicas pedras. É uma "esmeralda" de dia e um "rubi" de noite. Á luz do dia é verde e, com luz artificial, vermelha. Quanto mais espessas as pedras, maior a facilidade de se ver a mudança de cor. O seu nome, alexandrita, deve-se ao Czar Alexandre II. As histórias contam que foi descoberta em 1830 no mesmo dia que o Czar Alexandre II fazia aniversário e o seu nome foi dado a pedra. A maior alexandrita lapidada pesa 66ct e está em Whashington.

Jazidas:

As jazidas de Alexandrita estão localizadas principalmente em Sri Lanka, Zimbabue e Brasil, mas n o possuem uma mudança de cor muito expressiva quanto ás encontradas antigamente nos Montes Urais, na Rússia. Em 1987, foi descoberta no Brasil uma alexandrita em que a mudan a de cor era impressionante.

Curiosidades:

Por ter sido encontrada pela primeira vez na Rússia, era muito apreciado pelos aristocratas russos. As cores vermelhas e verdes são as cores militares do czarismo. Uma pedra que mostra o lado mais refinado e mais elegante da vida.. Usado na mão esquerda, pode ajudar a inibir energias indesejáveis das emoções. Quando guardado numa caixinha, elimina estados emocionais intensos, permitindo que se reaja as situações de uma forma mais racional.
Pertence ao mês de Junho e simboliza sorte.

Ametista
Propriedades físicas:
Grupo......................QUARTZComposição.............Óxido de Silício
Fórmula..................SiO3
Densidade(g/cm3)....2,63-2,65
Dureza (Mohs).........7
Cor / Transparência..........Violeta / Transparente

A ametista é a pedra mais apreciada do grupo do quartzo. Os seus cristais crescem sempre sobre uma base. Quando tem formato de pirímides, apode-se ver a cor mais intença nas pontas dos cristais. Existem algumas variedades de ametista, podendo ter faixas brancas de quartzo leitoso.
O nome, Ametista, vem do grego e pensa-se que significa "não bebido" a sua história terá nascido na mitologia.

Jazidas:

As Ametistas podem ser encontradas em geodos, gretas ou jazidas aluvionares. As jazidas mais importantes são no Brasil, Uruguai e República de Malgaxe.


Curiosidades:

Na mitologia, a Ametista surgiu numa discuso entre os deuses Baco e Diana. Para proteger a sua serva, Diana transformou-a num cristal transparente. Quando a discussão acabou, Baco, cheio de remorsos, derramou um cálice de vilho sobre o cristal, dando-lhe uma cor violeta.
Acredita-se que a ametista pode ser usada como um amuleto para proteger da intoxicação.
A ametista foi considerada também um amuleto para proteção de soldados e para ajudar caçadores a capturar animais selvagens.
Pertençe ao mês de Fevereiro e símboliza paixão e esperança.




Citrino


Propriedades físicas:

Grupo......................QUARTZO
Composição.............Óxido de Silício
Fórmula..................SiO2
Densidade(g/cm3)....2,65
Dureza (Mohs).........7
Cor / Transparência..........Amarela clara e Parda dourada / Transparente

O nome, citrino, deriva da sua cor amarelo-limão (que vem do latim "citrus"). A maioria dos citrinos que se encontram no mercado são na realidade ametistas que quando aquecidas adquirem a cor de citrinos.
Os citrinos de cor natural são raros e geralmente são chamados, erradamente, de topózio.


Jazidas:

As jazidas mais importantes de citrino são no Brasil, República de Malgaxe, EUA, Espanha e Montes Urais.

Curiosidades:

Citrino é filha de Ametista. Quando nasceu, os raios brilhantes do sol bateram-lhe no rosto dando-lhe uma aura dourada radiante. A sua energia focaliza a mente,
emoções e intuições.
Pertence ao mês de Novembro e símboliza a esperança.




Diamante


Propriedades físicas:

Grupo......................DIAMANTE
Composição.............Carbono Cristalizado
Fórmula..................C
Densidade(g/cm3)....3,47 - 3,55Dureza (Mohs).........10
Cor / Transparência..........Incolor, amarela, verde, azul. / Transparente
O nome diamante vem do grego e significa "inconquistável" devido a sua dureza. Há na história, diamantes famosos ( CENTENÁRIO;CULLINAN; ESTRELA DE SIERRA LEÃO; EUREKA; HOPE; HORTENSIA; JUBILEE; KOH-I-NOOR; NIARCHOS; SANCY; TIFFANY), principalmente pelo seu tamanho ou cor.
No Brasil, os primeiros diamantes foram encontrados em 1725, em Diamantina-MG. Durante os séculos XVIII e XIX, o Brasil liderou a produção mundial de diamantes, superado depois pela África do Sul.
Apenas 20% dos diamantes são utilizados para joalheria, todo o resto é aproveitado na área industrial.

Jazidas:

Atualmente, a África do Sul é a maior produtora de diamantes do mundo. Foram encontradas, neste país, chaminés vulcânicas com a rocha matriz diamantífera. Podem ser encontrados também noutros países, como o Brasil e a Sibéria.

Curiosidades:

Existem muitas histórias sobre os diamantes. Os gregos acreditavam serem lascas de estrelas que caíram na Terra. É o símbolo do amor "inquebrável" e a razão para se usar um anel de diamantes no terceiro dedo da mão esquerda vem do tempo dos egípcios que acreditavam que a "veia do amor" vinda diretamente do coração, terminava neste dedo.
Pertençe ao mês de Abril e símboliza pureza e invensibilidade.


Esmeralda

Propriedades físicas:

Grupo......................BERILO
Composição.............Silicato de Berílio e Alumínio
Fórmula..................Be3Al2(SiO3)6
Densidade(g/cm3)....2,67 - 2,78
Dureza (Mohs).........7 - 8

Cor / Transparência..........Tons de verde / Transparente a opaco

Esta é a a minha pedra preferida não só pela sua beleza mas também porque tem o nome da minha falecida avó (ou a minha avó é que tinha o nome desta pedra lol)
A esmeralda, assim como a Água-marinha, como já disse anteriormente, pertence do grupo do berilo e é a pedra mais nobre deste mesmo grupo. O seu nome provém do grego "smaragdos", mas a origem vem do hindu antigo e significa "pedra verde".
Geralmente esta pedra aparece com pequenas fendas que não são conssideradas como defeitos mas sim uma prova que a pedra é autentica.

Jazidas:


As jazidas mais importantes de esmeralda são na Colômbia. A melhor delas foi explorada pelos incas e depois abandonada. No séc XVII esta jazida for redescoberta e possui esmeraldas de qualidade muito fina. Existem também jazidas no Brasil e no Zimbabue.

Curiosidades:

Esmeralda era a deusa sagrada dos Incas. Antigamente esta pedra era dada ás jovens como um talisman para ter proteção e facilitar no parto. Acreditava-se que honrar esta deusa Inca e as suas filhas traria um amor verdadeiro e fiel.
Os egípcios acreditavam que esta pedra estava associada á fertilidade e ao renascimento. Era a pedra que curava doenças nos olhos.
Existem muitas lendas ainda sobre esta pedra. Algumas pessoas dizem, por exemplo, que colocando-se a esmeralda embaixo da lingua, pode-se ver o futuro...
Pertence ao mês de Março e símbolisa fertilidade e boa fortuna.


Opala


Propriedades físicas:

Grupo......................QUARTZO
Composição.............Óxido de Silício Hidratado
Fórmula..................SiO2 nH2O
Densidade(g/cm3)....1,98 - 2,20
Dureza (Mohs).........5 - 6
Cor / Transparência..........Amarela,vermelha,incolor,leitosa / Transparente e Opaco

As opalas são pedras conhecidas pela sua grande variedade de cores na mesma pedra. O seu jogo de cores varia segundo o ângulo em que se olha. Há tempos atrás, estas cores eram explicadas como o reflexo da luz sobre lâminas muito finas .Mas já se descobriu que são minusculas esferas do cristal cristobalita que estão no inteior de uma massa de sílica. O nome opala tem origem na palavra "upala" que quer dizer pedra preciosa .Opalas de elevada qualidade chegam a ser mais valiosas que os diamantes.


Jazidas:
Até muito recentemente, as opalas mais nobres provinham da extremidade oriental da Tcheco-Eslováquia. Logo depois foram encontradas jazidas australianas, de boa qualidade. Existem jazidas também no Brasil, Guatemala, Honduras, Jap o e EUA. Segundo dizem as opalas demoram aproximadamente 60 milhões de anos para se formar.

Curiosidades:
A pedra Opala é conhecida como a pedra portadora de boa fortuna e que sua presença trás amor em abundância e afasta os males. Os Romanos acreditavam que a pedra era símbolo de esperança e pureza. A Mitologia diz que quando o universo foi terminado, Deus raspou todas as cores de sua paleta e criou a opala, uma pedra mística muito colorida.
Os Árabes, no entanto, acreditavam que as opalas caíam do céu juntamente com os relâmpagos e adquiriam assim a sua cor maravilhosa.
Na época medieval, a opala era utilizada contra doenças nos olhos.
Pertence ao mês de Outubro e símboliza esperança, inocência e pureza.

Peridoto


Propriedades físicas:
Grupo......................PERIDOTO
Composição.............Silicato de Ferro e Magnésio
Fórmula.................. (MgFe)2SiO4
Densidade(g/cm3).... 3,27 - 3,37
Dureza (Mohs)......... 6 - 7
Cor / Transparência..........Amarelo-esverdeada,verde oliva / Transparente

O nome desta pedra deriva do grego, significa "pedra de ouro". Em mineralogia, o nome usado para o peridoto é Olivina (pela sua cor verde-oliva). O maior peridoto lapitado pesa 310ct e está em Whashibgton.

Jazidas:

As jazidas do Mar Vermelho e Zebirget teem vindo a ser exploradas há 3500 anos. As pedreiras na Birmânia produzem pedras muito boas. Os peridotos também podem ser encontrados na Austrália, Brasil (Minas Gerais), África do Sul, E.U.A e Zaire. No norte da Ásia existem peridotos lapidados procedentes de um meteorito caído em 1749, na Sibéria.


Curiosidades:
O peridoto era conhecido como a pedra vinda de Pele, o deus havaiano do vulcão. A sua mistícidade foi descoberta por sacerdotes Egípcios nos seus rituais. Tempos depois, os cavaleiros das cruzadas tiveram o Peridoto como o símbolo da sabedoria e da pureza. Como a sua presença foi verificada em meteoritos caídos do céu acreditavam que ele traria "coragem e riquesa grande". Acredita-se que para desenvolver a sua forma como talismã, deve ser cravado no ouro.
Pertence ao mês de Agosto e símboliza renovação.



Rubi


Propriedades físicas:

Grupo......................CORÍNDON
Composição.............Óxido de Alumínio
Fórmula..................Al2O3
Densidade(g/cm3)....3,97 - 4,05Dureza (Mohs).........9Cor / Transparência..........Vermelha variável / Opaco, translucido, transparente
O nome rubi vem do latim "Ruber" que significa vermelho. Assim como a safira é do grupo dos Coríndons. É o mineral mais duro depois do diamante. Assim como as esmeraldas, possuem muitas fendas que são provas de sua legitimidade. Apenas 1% dos rubis são utilizados para joalheria. Os rubis grandes são raros e muito valiosos. O maior rubi digno de ser lapidado tinha 400ct e foi encontrado na Birmânia.

Jazidas:

As jazidas de Rubi estão localizadas principalmente em Sri Lanka, Birmânia, Tailândia e Tanzânia

Curiosidades:

Conhecido na antiguidade como "Ratnarak", o rei das pedras preciosas, acreditava-se que o rubi foi liberado do ovo mágico de Naga, um dragão feroz de Bruma antiga. O rubi deve ser usado como um amuleto para preservar a saúde, tirar os medos e traz paixão á vida.
pertence ao mês de Julho e símboliza paixão e proteção.


Safira

Propriedades físicas:
Grupo......................CORÍNDONComposição.............Óxido de Alum nio
Fórmula..................Al2O3
Densidade(g/cm3)....3,99 - 4,00
Dureza (Mohs)........9.
Cor / Transparência..........Azul, Incolor, Rosada e Alaranjada / Transparente, opaco



O nome Safira, vem do grego e significa "azul". Antigamente, o nome safira era utilizado para designar todas as pedras azuis. A safira pertence ao mesmo grupo do rubi, o grupo dos coríndon. As safiras possuem diversas co
res, desde o azul, amarela, rosa, laranja pois a única cor da família dos coríndons que não é safira é a vermelha,o rubi. Em 1966, foi encontrada a maior safira estrelada, um cristal de 63.000 quilates ( se não estou enganada aproximadamente 12kg).

Jazidas:
As jazidas mais importantes da Safira são na Austrália (Queensland desde 1870), Birmânia, Sri Lanka e Tailândia. As melhores Safiras vinham, antigamente, de Kashmir, na Índia; a jazida encontrava-se a 5000m de altitude e foi explorada desde 1880 e segundo consta não ficou nem uma pedra para contar a história lol (gulosos podiam ter deixado uma para mim).


Curiosidades:

As lenda, sobre as safiras são muitas. Os persas diziam que a terra teria sido apoiada sobre uma safira e o azul dos lagos refletiam a sua imagem (o azul do céu). A safira foi um talismã aos imperadores, aos santos e aos sacerdotes. Os hindus acreditavam que as safiras eram a união da humanidade com o céu.
Pertence ao mês de Setembro e simboliza verdade e constância.


Turmalina


Propriedades físicas:
Grupo......................TURMALINAComposição.............Borossilicato, complexo de Alumínio de composição variávelFórmula..................(NaLiCa) (Fe2MgMnAl)3 Al6 [(OH)4(BO3)3Si6O8)]
Densidade(g/cm3)....3,02 - 3,26Dureza (Mohs).........7 -7Cor / Transparência..........Diversas / Transparente, opaco

Nenhuma destas preciosidades possui tanta variedade de cores como a turmalina. Os holandeses levaram as turmalinas para a Europa em 1703. O nome vem do singalês, turamali. As turmalinas de uma só cor são muito raras. Num mesmo cristal ocorrem, com frequência , distintas tonalidades e inclusive cores.
Jazidas:
As jazidas mais importantes de turmalina são noSri Lanka, República de Malgaxe, Brasil e Moçambique.

Curiosidades:
As flores do campo, os pássaros, tudo na essência da natureza está abrangido na grande variedade de cor das turmalinas. Acredita-se que utilizando a turmalina na mão ela restaura o "prana"( energia vital da sua alma). Usado como amuleto, traz amigos e amantes.
Pertence ao mês de Outubro e símboliza a paixão


Turquesa


Propriedades físicas:
Grupo......................TURQUESAComposição.............Fosfato de Alumínio, Potássio, contém Cobre
Fórmula..................CuAl6 [(OH)2/PO4]4 4H2O
Densidade(g/cm3)....2,60 - 2,80Dureza (Mohs).........5 - 6Cor / Transparência..........Celeste, azul-esverdeada, verde maçã / Opaco

O nome turquesa pode ter sido dado com referência aos turcos, que introduziram esta pedra na Europa. Costuma-se lapid -la na forma de cabochão não facetada (ou seja pode ter várias formas arredondadas mas sem faces planas, pois além de ser uma pedra opaca, possui veios escuros.


Jazidas:
As jazidas do Sinai foram exploradas 4.000 anos a.c. As melhores turquesas podem ser encontradas no Irão (turquesa persa). Outras jazidas existentes localizam-se no Afeganistão, Austrália, China(Tibet), Israel, Tanz nia e EUA.

Curiosidades:
Para muitas tribos norte americanas a turquesa era considerada sagrada. Eram colocadas em túmulos para guardar os mortos. Os Apaches e outros povos americanos utilizavam a Turquesa na medicina.
Há muitos usos mágicos para a Turquesa .É a pedra protetora dos cavalos e carneiros e eram mantidas pelos Navajos como guardiãs, porque combatiam a magia negra.
Os anéis de turquesa eram usados para proteger do veneno das serpentes, da violência e dos acidentes; Promove a coragem.
Pertence ao mês de Dezembro e simboliza coragem.

Zircônia


Propriedades físicas:
Grupo......................ZIRCÔNIAComposição.............Silicato de ZircônioFórmula..................ZrSiO4Densidade(g/cm3)....3,90 - 4,71
Dureza (Mohs).........6 - 7Cor / Transparência..........Diversas / Transparente

A zircônia é conhecida desde a antiguidade e seu nome pode ter diversas origens, possivelmente do francês Jargon. As cores mais frequentes são cinzentos e vermelhos enquanto os mais raros são os transparentes. O "fogo" na zircônia é causado pela luz que entra na pedra e se separa nas cores do arco-íris. Atualmente é muito vulgar encontrar no mercado zircônia sintética, de excelente qualidade e em todas as cores. ( esta é a pedra a que eu chamo diamante dos pobres, muito vulgar nos famosos anés "solitário", uma joia elegante e bastante económica).



Jazidas:
Podemos encontrar Zircônia no Camboja, Birmânia, Tailândia, Sri-Lanka, Austrália e Brasil.
Curiosidades:
É a pedra de brilho impetuoso. As lendas dizem que a zircônia era um anjo guardião enviado á Terra no tempo em que Adão e Eva estavam no jardim. Foi a pedra talismã dos comerciantes durante as viagens, pois protegia-os dos bandidos da noite; a sua presença nos bolsos trazia grandes fortunas.
Acreditava-se que, usada como talismã, traria um sono calmopois na idade média, era usada para induzir o sono. Carreg -la consigo traria amor e admiração de todos os povos. . A árvore de Kalpa (figura simbólica dos deuses hindus), foi descrita pelos poetas como tendo folhas de zircónia.
Pertence ao mês de Dezembro e símboliza a virtude.
FONTE: Blog Gotas do Céu

Nenhum comentário:

Postar um comentário