domingo, 18 de junho de 2017

Biogás

Definição (o que é)

Biogás é um biocombustível, pois é considerado uma fonte de energia renovável. É produzido a partir de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano.

A produção do biogás pode ocorrer naturalmente por meio da ação de bactérias em materiais orgânicos (lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal).

O biogás também pode ser produzido de forma artificial. Para tanto, utiliza-se um equipamento chamado biodigestor anaeróbico. Este equipamento é uma espécie de reator químico que produz reações químicas de origem biológica.

O biogás pode ser usado em substituição aos gases de origem mineral como, por exemplo, o GLP (conhecido popularmente como gás de cozinha) e o gás natural. 

Existem várias matérias-primas (substâncias orgânicas) que podem ser utilizadas na produção de biogás. Exemplos: parte orgânica de lixo urbano, lodo de estação de tratamento de esgoto, fezes de animais (porcos, bois, aves, etc.), vinhaça e resíduos orgânicos gerados pelas indústrias.

Você sabia?

- O biogás pode também ser utilizado para a produção de energia elétrica. Para tanto, é necessário a utilização de geradores elétricos específicos.

- Com 1 m³ de biogás é possível gerar energia equivalente a queima de 1,5 m³ de gás de cozinha (Gás Liquefeito de Petróleo, GLP). Portanto, o uso do biogás é muito mais vantajoso.


Fonte: Nature


Nenhum comentário:

Postar um comentário