quinta-feira, 15 de junho de 2017

DESENHO DE JÓIAS: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UM ANEL

DESENHO DE JÓIAS
Representação gráfica de um anel


Patrícia Peixe *



A representação gráfica de uma peça torna-se importante quando necessitamos que alguém visualize nossa criação. Muitas vezes esta etapa é necessária, mesmo para um autor de jóias.
O desenho de uma jóia é diferente do conceito de design de uma peça. O design engloba estudo de mercado e público alvo, ergonomia, custos, tendências e a forma propriamente dita, cujo desenho irá representar.  O desenho, por sua vez, é apenas a representação gráfica da jóia.
Existem diferentes técnicas de perspectiva que permitem uma melhor visualização de detalhes, sendo que para cada tipo de peça devemos utilizar uma técnica diferente. Neste passo-a-passo demonstrarei como reproduzir graficamente um anel quadrado.



Você pode fazer vários outros desenhos de anéis, em cima deste sugerido; basta seguir a mesma seqüência, alterando os detalhes de altura, espessura, curvatura, inserção de pedras, garras e tudo que sua imaginação permitir, até que fique satisfeito com o resultado.
Por vezes, faz-se necessário uma visualização em escala e vistas ortogonais da peça em questão. Este é o desenho técnico, necessário quando precisamos terceirizar a confecção da peça. Veja o exemplo abaixo:

Estas são dicas úteis para representar alguma idéia para seu cliente ou mesmo para que algum outro ourives confeccione a peça ou parte dela para você. Desta maneira evitamos falhas de comunicação e conseqüentes erros na peça pronta, desgastes e atrasos.
* passo-a-passo cedido por Biane Motta, designer de jóias, professora, coordenadora de cursos e sócia-diretora do Espaço Mix Escola de Joalheria e Design.

Nenhum comentário:

Postar um comentário