terça-feira, 20 de junho de 2017

Eras Geológicas

Eras Geológicas

As Eras Geológicas representam, cada uma delas, a passagem das mais diversas transformações e extinções em massa que ocorreram no planeta Terra.

As chamadas eras geológicas representam cada uma das grandes subdivisões de tempo no planeta. Note que o tempo geológico é diferente do tempo histórico, uma vez que no primeiro, é sempre medido em milhões e bilhões, enquanto o segundo, com escalas de tempo bem menores, que constam desde a formação do homem (pré-histórico) até a descoberta da escrita em diante (histórico). A Terra possui cerca de 4,5 bilhões de anos, o mesmo que o sistema solar. Só para se ter ideia de como os humanos são recentes na Terra, se todas as eras geológicas fossem resumidas em um dia, apenas os últimos três segundos seriam correspondentes ao tempo de surgimento do homem.
Essas eras se subdividem em cinco: arqueozoica, proterozoica, paleozoica, mesozoica e cenozoica. Estão, respectivamente, da mais antiga à mais recente. Cada era se divide em etapas, conhecidas como períodos.

Era Arqueozoica (Éon pré-cambriano)

Ocorreu há cerca de 3,8 bilhões a 2,5 bilhões de anos atrás. Nessa época, a Terra costumava ser constantemente atingida por meteoritos, os vulcões eram inúmeros e estavam sempre em atividade. A temperatura era três vezes mais quente do que é atualmente. Mas foi mesmo assim, nesse ambiente extremamente hostil, que começaram a surgir os primeiros organismos unicelulares.
Eras Geológicas
Imagem: Reprodução/ internet

Era Proterozoica (Éon pré-cambriano)

Seu período se constituiu de 2,5 bilhões há 540 milhões de anos atrás. Por volta dos 2 bilhões de anos, começou a se desenvolver a camada de ozônio, que protege a Terra contra os raios solares ultravioletas. O oxigênio começa a se acumular na litosfera, e esses ingredientes favoreceram o surgimento de organismos mais complexos, multicelulares. Além disso, os continentes Lawrásia e Gondwana começam a se formar.

Era Paleozoica

Durou de 540 milhões há 250 milhões de anos atrás. Nos mares, os primeiros animais vertebrados, tipos de peixes primitivos, começam a surgir. Aproximadamente em 350 milhões de anos atrás, alguns peixes começaram, durante um longo processo, a sair da água, resultando assim nos primeiros anfíbios. Os dois grandes continentes se juntam e formam a Pangeia. Eram comuns animais chamados de trilobitas. É no fim dessa era que os primeiros répteis se manifestam, os quais mais a frente darão origem aos dinossauros.

Era Mesozoica

Percorreu o tempo de 250 milhões até 65,5 milhões de anos atrás. Nessa era, os dinossauros surgem, dominam todo o planeta e, bem no final do período, são extintos. As plantas começam a desenvolver flores, os primeiros mamíferos e aves começam a aparecer e o enorme e único continente, a Pangeia, inicia sua fragmentação.

Era Cenozoica

Teve seu início há 65,5 milhões de anos atrás e dura até o presente. Ocorre uma grande manifestação das mais diversas espécies de mamíferos, as cadeias montanhosas se formam e os continentes se separam, assumindo o formato atual. É justamente na era Cenozoica que surgem os primeiros hominídeos, como o australopithecus, no continente Africano. Mas só em 1,6 milhões de anos que a espécie humana começa a se desenvolver.
Vale lembrar que sempre que houve a passagem de uma Era para outra, extinções em massa das espécies ocorreram, dando início a outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário