sexta-feira, 2 de junho de 2017

Esmeralda a pedra que fascina

Esmeralda:(do grego smaragdos) Pedra preciosa pertencente a familia dos berilos, de cor verde, verde amarelada, azul esverdeada, ou mesmo amarela, que ocorre em rochas graniticas e em pegmatitos. É um silicato natural de aluminio e berilo hexagonal, com pequena quantidade de oxido de cromo, que lhe dá a cor. Ocorre em rochas granilicas e em pegmatitos.


Os principais produtores são: Colombia,Brasil, India, e Paquistão, onde é chamada esmeralda oriental que é uma variedade de corindom, constituida de aluminio puro.A incomparável esmeralda. Não fora sua feliz descoberta, o Brasil não teria ascendido ao primeiro lugar como o principal produtor mundial de pedras preciosas. Com o seu verde intenso, misterioso e singular, a esmeralda em tempos antigos era considerada um símbolo de imortalidade e fé. Uma aura mística a envolveu desde sempre, talvez por causa da atração que ela parece exercer sobre o olhar humano, levando-o por seu interior às profundezas mais insondáveis. Por outro lado, devido ao seu valor consistentemente elevado, tornou-se um símbolo de status por excelência.


Muitas virtudes mágicas e terapêuticas foram atribuídas às esmeraldas nas mitologias antigas. É a pedra de Vênus, que favorece projetos amorosos, e também a da castidade, que se estilhaça se a mulher cometer pecado. Usada junto ao corpo, era tida como capaz de absorver o veneno do antraz, evitar epilepsia, curar disenteria e ajudar a mulher no trabalho de parto.


Apenas quatro países ainda a produzem: Zâmbia e Zimbabwe, na África, e Colômbia e Brasil, na América do Sul. Destes, o Brasil parece ser hoje o fornecedor mais estável, em virtude de sua posição geopolítica.


A Esmeralda é uma pedra preciosa muito cobiçada e valiosa. Veja abaixo algumas joias confeccionadas com esta preciosidade.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário