domingo, 11 de junho de 2017

Garimpos no Brasil

Garimpos no Brasil


-CRISTAL ROSA
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de pedras preciosas e destaca-se pelas minas de turmalina, topázio, diamante, citrino, ágata, água marinha, ametista, alexandrita, esmeralda, opala e água-marinha. A grande produção e a variedade se devem ao fato do País estar localizado em superfícies de rochas pré-cambrianas, com vários cortes de pegmatitos e rochas metamórficas (voltaremos a esse assunto em breve).
Uma das pedras mais comumente encontradas é o diamante. Poucos sabem, mas durante 141 anos o Brasil liderou a produção mundial dessa gema, encantando o mundo com pedras magníficas. Hoje o país ainda é um importante produtor, ocupando a quinta posição no ranking.
Após o período de Corrida ao Ouro, que chegou a ganhar registro cinematográfico em Serra Pelada, filme de Heitor Dhalia, o Brasil vive outro momento muito interessante com relação ao minério. Com a exploração de novas jazidas no Pará, Amazonas e Mato Grosso e o surgimento de novas tecnologias, o país mantém a fama de possuir minas das mais belas gemas do mundo.

fg

Nenhum comentário:

Postar um comentário