sábado, 10 de junho de 2017

História da Petrobras

A Petrobras é a maior empresa petrolífera do Brasil e uma das maiores do mundo. A sua criação em 1953, no governo de Getúlio Vargas, marcou a década de 50. No dia 3 de outubro de 2013, a empresa completou 60 anos.
O nome da conhecida Petrobras é, na verdade, Petróleo Brasileiro S.A.. Com sede no Rio de Janeiro e, atualmente, presente em diversos países, é uma empresa de capital aberto, cuja União - o Governo Federal do Brasil desempenha o papel de seu maior acionista.
A Petrobras trabalha, essencialmente, na exploração, na produção e na comercialização de petróleo, bem como na distribuição de derivados, entre outros.

O Início

O Conselho Nacional do Petróleo (CNP) iniciou, em 1938, o trabalho de estruturação da exploração de petróleo no Brasil.
No Brasil, um grupo de nacionalistas defendia que a exploração do petróleo fosse monopólio do Estado. Enquanto isso, outro grupo defendia que privados, nacionais ou estrangeiros poderiam explorá-lo.
Nesse contexto é elaborado, em 1948, o Estatuto do Petróleo, cujo objetivo era regularizar a questão da exploração petrolífera considerando a concorrência no ramo.
A comissão que elaborou esse projeto de lei não acreditava na possibilidade de o Estado conseguir manter sozinho a exploração do petróleo.


Os nacionalistas entram em ação ao lançar um movimento popular que teve a frase “O petróleo é nosso” como slogan. Como resultado, anos depois, pela Lei n.º 2004, é criada a Petrobras, cuja fiscalização ficou a cargo do Conselho Nacional do Petróleo.
Em 1997, porém, pela Lei n.º 9478, de 6 de agosto, a Petrobras deixa de deter o monopólio do setor petroleiro do Brasil, mantendo, porém, o seu lugar de maior petrolífera do país.

Trajetória

  • Em 1961 é fundada a primeira refinaria da Petrobras, a Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro. É uma das maiores e mais importantes refinarias do Brasil.
  • Em 1963 é criado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimentos (Cenpes), no Rio de Janeiro. É um dos mais importantes centros de pesquisa aplicada do Mundo.
  • Em 1968 é construída a primeira plataforma auto-elevatória - a P-I. Ela foi responsável pela primeira descoberta de petróleo no mar do Brasil, mais precisamente em Sergipe.
  • Em 1971 é fundada a Petrobras Distribuidora, no Rio de Janeiro. É a maior empresa do Brasil na área de distribuição de de petróleo e seus derivados. Está, também, presente na Argentina, no Chile, na Colômbia, no Paraguai e no Uruguai.
  • Em 1974 é descoberta a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Tem cerca de 100 mil quilômetros quadrados. Nessa região operam várias plataformas, sendo as principais pertencentes à cidade de Macaé, que é a principal produtora de petróleo no Brasil, por isso recebe, nacional e internacionalmente, o título de Capital Nacional do Petróleo.
  • Em 2007 é descoberto o Pré-Sal, na Bacia de Santos, no litoral do estado de São Paulo.

O Pré-Sal

O Pré-Sal é uma reserva de petróleo localizada por baixo de uma crosta de sal, em águas profundas. Atualmente, a sua produção já corresponde a 20% da produção de petróleo, cuja tendência é crescer substancialmente. Tal crescimento num reduzido espaço de tempo é um recorde no desempenho da Petrobras.

Marca

Levando em conta o caráter nacionalista, o nome e o logotipo da Petrobras sofreram algumas alterações. O seu primeiro logotipo lembra, em formato e cores, a bandeira do Brasil.
Em 2000, considerando a internacionalização da empresa, foi lançada uma alteração ao nome para Petrobrax. Mas, a insatisfação das pessoas que defendiam que o final do seu nome tinha de manter o bras de Brasil, fez com o que o mesmo se mantivesse.

Premiações

Ao longo dos anos, a Petrobras tem sido premiada. Citamos alguns prêmios e certificações recebidas pela empresa:
  • Seis vezes entre as Dez Marcas Brasileiras Mais Valiosas - Ranking da Interbrand.
  • 1.º lugar no setor petroquímico em As Empresas mais Admiradas do Brasil, em 2013, bem como, 8.º lugar em Os 10 Líderes Mais Admirados - Revista Carta Capital.
  • Melhor Empresa do Setor de Petróleo e Gás, em 2013 - Época Negócios 360.º.
  • Onze vezes consecutivamente premiado na categoria combustível do Prêmio Folha Top of Mind.
  • Troféu Transparência 2014 - Associação dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e Serasa Experian.
  • 2.º lugar Empresas dos Sonhos dos Jovens - Cia de Talentos, em parceria com a empresa Nextview People.
  • 5.º lugar em Marca Mais Valiosa do Brasil de 2014 - Ranking promovido pela consultoria BrandAnalytics e pelo instituto inglês Millward Brown.
  • Líder entre as Maiores Indústrias - Ranking anual Melhores & Maiores 2014, da revista Exame.
  • Pela sétima vez Melhor Empresa de Petróleo e Gás - Valor 1000 - 14ª edição do Anuário Valor 1000, em 2014.
  • Nona Maior Companhia de Energia do Mundo - Consultoria IHS Energy 50, em 2014.

Operação Lava Jato

Desde 2014 a Petrobras está envolvida num escândalo de lavagem e desvio de dinheiro, o maior esquema de corrupção da história do Brasil.
O caso, que está sendo investigado pela Polícia Federal, envolve políticos e grandes empreiteiras. Já levou à prisão várias pessoas, incluindo executivos e ex-executivos da Petrobras, bem como à apreensão de uma quantia avultada de dinheiro, bens e armas.
A própria sede da empresa foi objeto de busca e foi quebrado o seu sigilo bancário em algumas operações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário