Seguidores

terça-feira, 20 de junho de 2017

NASA anuncia primeira missão com destino ao sol em 2018

No último dia 31 de maio (quarta-feira), a Agência Nacional de Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos da América (NASA) anunciou a sua primeira missão em direção ao Sol, onde uma sonda será enviada com o objetivo de recolher informações sobre a atividade da estrela anã e desvendar os mistérios de sua atmosfera.
A missão, que antes era chamada de Solar Probe Plus, foi renomeada para Parker Solar Probe (Sonda Solar Parker em tradução livre), nome dado em homenagem ao astrofísico Eugene Parker, que na década de 1950 desenvolveu a teoria do vento solar super-sônico.
Atualmente o homenageado tem 89 anos e esteve presente durante o evento que aconteceu na Universidade de Chicago, onde os detalhes sobre a missão foram anunciados.
Fotos: Reprodução/ NASA

Lançamento da Parker Solar Probe

O lançamento da sonda está previsto para acontecer entre os dias 31 de julho e 19 de agosto de 2018 (durante o verão no hemisfério norte). A sonda seguirá primeiramente para Vênus, onde irá usar a gravidade do planeta para se aproximar o suficiente do Sol e entrar em sua órbita. Para isso, será preciso um total de sete voltas ao redor do planeta.
Esse tipo de trajeto feito utilizando a gravidade é muito comum em naves sociais já que essa manobra reduz os custos do combustível que além de ser caro, deixa o veículo pesado.
A última volta ao redor do segundo planeta do sistema solar está prevista para acabar em 2024, quando a Parker Solar Probe irá adentrar na coroa solar, que é a aura luminosa que costumamos ver durante eclipses solares. Ao todo, a sonda irá chegar a cerca de 6 milhões de quilômetros da superfície do Sol, coisa nunca feita antes

Objetivos da missão

Com isso, a missão será capaz de expandir o conhecimento dos cientistas à respeito da origem e evolução do vento solar, além de contribuir para a previsão de mudanças no ambiente espacial da Terra que afetam tanto a vida, quanto a tecnologia do nosso planeta.
No site oficial da missão, estão dispostos os três principais objetivos da mesma. São eles:
  • Traçar o fluxo de energia que aquece e acelera a coroa solar e os ventos solares;
  • Determinar a estrutura e a dinâmica do plasma e dos campos magnéticos nas fontes de vento solar;
  • Explorar mecanismo que aceleram e transportam partículas carregadas de energia.
Há muitos anos, desde que as teorias feitas por Eugene Parker foram comprovadas, estudar o Sol de perto é uma das maiores prioridades e só após 50 anos, graças ao avanço da tecnologia e a descoberta de materiais fortes o suficiente para suportar as altas e baixas temperaturas, a missão terá início.
Confira a seguir uma animação produzida pela NASA, mostrando como será todo o trajeto:

Com informações de Solar Probe

Nenhum comentário:

Postar um comentário