sexta-feira, 16 de junho de 2017

Nikola Tesla foi um cientista, engenheiro mecânico e inventor austro-húngaro.

Nikola Tesla foi um cientista, engenheiro mecânico e inventor austro-húngaro.
Seus inventos contribuíram para o avanço da tecnologia e seus estudos revolucionaram áreas como da ciência da computação, da física teórica e nuclear.
Atualmente, ele é considerado um dos maiores gênios da humanidade e um dos mais importantes visionários desse tempo, ao lado de Albert Einstein e Isaac Newton.
De temperamento singular e uma mente brilhante, Nikola Tesla tinha dificuldade em se relacionar com as pessoas e era fluente em diversos idiomas.

Biografia

Nikola Tesla
Nikola Tesla nasceu em Smiljan no dia 10 de julho de 1856. Na época, era uma região pertencente ao Império Austro-Húngaro. Atualmente, o local faz parte do território Croata.
Desde cedo, seu pai foi seu maior inspirador. Assim, ele focou em educar o menino para desenvolver o raciocínio lógico. Na escola destacou-se com sua rapidez, inteligência e memória fotográfica.
Ingressou no Instituto Politécnico de Graz, na Áustria, com o intuito de se graduar em Engenharia Elétrica.
Mais tarde transferiu-se para a Universidade de Praga, contudo, não chegou a terminar o curso. Porém, foi ali que seu interesse e fascínio pela engenharia elétrica foi despertado.
Portanto, em 1881, Tesla começou a trabalhar numa empresa de telefonia em Budapeste, atual Hungria. Com sua experiência foi trabalhar com Thomas Edison em Nova York.
Embora tenha sido muito proveitosa essa união, num dado momento, os dois cientistas criaram um impasse teórico sobre as correntes contínuas e alternadas.
Edison não concordava com a teoria esboçada por Tesla sobre as correntes alternadas. Todavia, hoje o modelo de Tesla é o mais empregado e eficiente para transmitir energia a grandes distâncias.
Esse foi o motivo que levou Tesla a recusar dividir o Prêmio Nobel com seu rival, em 1912. Por isso, na época o prêmio foi oferecido a outro cientista.
Tesla foi agraciado com o título Honoris Causa pela Universidade de Yale e Columbia. Além disso, ele recebeu as medalhas Elliot Cresson e John Scott.
O inventor faleceu em Nova York, Estados Unidos, no dia 7 de janeiro de 1943, com 86 anos. O cientista morreu pobre e solitário.
Você sabia?
De tão importante que foram suas contribuições, dia 10 de julho nos Estados Unidos é comemorado o “Dia de Tesla” dedicado ao inventor.
Ademais, seu nome foi transformado num unidade padrão (T) que serve para medir a densidade do campo magnético.
Em 2006 foi lançado o filme "The Prestige" dirigido por Christopher Nolan. A obra tem Nikola Tesla como personagem.

Museu Nikola Tesla

Museu Nikola Tesla
Fachada do Museu Nikola Tesla em Belgrado, Sérvia
Na cidade de Belgrado, na Sérvia, foi inaugurado em 1952 o Museu Nikola Tesla. O local reúne objetos, documentos, fotografias e instrumentos utilizados pelo inventor.

Principais Invenções

Nikola Tesla foi um grande inventor e seus estudos estiveram voltados para áreas de engenharia mecânica e eletrotécnica. Seus principais contributos estão relacionados com a tecnologia e a robótica.
Durante sua vida trabalhou incessantemente e no total Tesla possui cerca de 700 patentes. De suas maiores invenções destacam-se:
  • Lâmpada fluorescente
  • Transmissão via rádio
  • Controle remoto
  • Motor de indução
  • Corrente alternada
  • Sistema de Ignição
  • Bobina de Tesla

Frases

  • Os cientistas de hoje em dia pensam mais profundamente do que claramente. Um precisa ser são ao pensar claramente, mas outro pode pensar profundamente e ser quase são.”
  • Deixe o futuro falar a verdade e classificar cada um de acordo com seu trabalho e conquista. O tempo presente é de cada um. Já o futuro, o qual eu tenho realmente trabalhado, é meu.”
  • Para mim, o universo é simplesmente uma grande máquina que nunca veio a existir e nunca terminará de existir. O ser humano não é uma exceção à ordem natural. O homem, assim como o universo, é uma máquina.”
  • A ciência da eletricidade têm nos revelado a verdadeira natureza da luz, tem providenciado inúmeras aplicações e instrumentos de precisão e deste modo tem adicionado vastamente a exatidão ao nosso conhecimento.”
  • Nossas virtudes e nossas faltas são inseparáveis, como a força e a matéria. Quando elas se separam, o homem não é mais nada.”
  • Como na natureza, tudo é fluxo e maré, tudo é movimento das ondas. Por isso, parece que em todos os ramos da indústria, correntes alternadas e movimentos de ondas elétricas, tudo terá oscilações.”regado e eficiente para transmitir energia a grandes distâncias.
  • Fonte: Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário