sábado, 10 de junho de 2017

Pearl Harbor

O ataque a Pearl Harbor, ocorrido em 1941, representou a ofensiva do Japão contra os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
O nome do evento está relacionado com o nome da base estadunidense atacada chamada de Pearl Harbor. Ela está localizada no Havaí, no Oceano Pacífico.
Após o evento, os Estados Unidos entram na segunda guerra mundial, ao mesmo tempo que declaram guerra ao Japão.
Esse documento declarando a guerra aos nipônicos foi assinado pelo Presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, no dia seguinte ao ataque aeronaval.
A Alemanha e a Itália, que estavam ao lado do Japão, deram apoio e também declararam guerra aos Estados Unidos.

Resumo

Pearl Harbor
Na manhã do dia 7 de dezembro de 1941 o Japão resolve atacar a base naval dos Estados Unidos de forma surpresa, ou seja, sem nenhuma declaração de guerra.
Chuichi Nagumo, almirante da Marinha Imperial do Japão, foi quem comandou o ataque.
Tanto os Estados Unidos quanto o Japão, já disputavam a hegemonia do continente asiático. Insatisfeito com a intromissão estadunidense e a expansão do imperialismo norte-americano, o Japão resolve atacar os Estados Unidos.
Na época, o Japão estava se expandindo rapidamente, travando guerra com diversos países da Ásia, como a China (1894-95); e da Europa, por exemplo, a Rússia (1904-05).
Com isso, os Estados Unidos resolveram bloquear o abastecimento de produtos essenciais no Japão, estacando também a exportação do petróleo. A resposta do império nipônico foi um ataque surpresa formado por mais de 350 aviões.
Esse evento, para os estadunidenses, acarretou na morte de aproximadamente 2400 militares, 70 civis e 1170 feridos.
Ademais, 11 navios e 188 aviões da base americana foram destruídos. Do lado japonês cerca de 30 aviões foram destruídos, 74 danificados e 5 submarinos perdidos.
A resposta americana ao ataque de Pearl Harbor foi declarar guerra ao Japão. Em 1945, os Estados Unidos lançou a Bomba Atômica nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Esse evento pôs fim a Segunda Guerra Mundial.
Filme
Baseado na história do ataque, em 2001 foi lançado o filme Pearl Harbor produzido por Jerry Bruckheimer e dirigido por Michael Bay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário