domingo, 11 de junho de 2017

Pedras de ametista são atrativos para turistas em cidade no Norte do RS

Pedras de ametista são atrativos para turistas em cidade no Norte do RS

Ametista do Sul se intitula a "capital mundial da pedra ametista".
Mineração é a principal atividade econômica da cidade e atrai visitantes.

Do G1 RS
Pedra ametista - Ametista do Sul - Nossa Terra RS  (Foto: Prefeitura de Ametista do Sul/Divulgação)Museu exibe pedra ametista "mais valiosa do mundo" (Foto: Prefeitura de Ametista do Sul/Divulgação)
Com pouco mais de 7 mil habitantes, o município de Ametista do Sul leva no nome o seu principal atrativo. A cidade situada no Norte do Rio Grande do Sul, vizinha a Frederico Westphalen, se intitula “capital mundial da pedra ametista” em razão da abundância do mineral nas regiões do Médio e Alto Uruguai.
A mineração é a principal atividade econômica da cidade. Atualmente, há mais de 100 minas licenciadas para a exploração de ametistas e ágatas no município. A beleza das pedras em estado bruto ou beneficiadas para a comercialização também têm atraído um número cada vez maior de turistas para a região.
Galeria subterrânia mina Ametista do Sul RS Nossa Terra (Foto: Prefeitura de Ametista do Sul/Divulgação)Visitantes podem visitar galerias subterrânias
onde pedras são extraídas por garimpeiros
(Foto: Prefeitura de Ametista do Sul/Divulgação)
“Temos dados na Secretaria de Turismo que mostram que cerca de 50 mil pessoas passaram por Ametista do Sul em 2012”, diz ao G1 o secretário de turismo do município, Claudimir Capra. A contribuição para a economia da cidade é valiosa, garante Capra. Visitantes acabam levando lembranças consigo. "Para divulgar Ametista, começamos a nos inserir em grandes feiras no estado, como a Expobento e Fenadoce. Sempre mostramos as nossas atrações", complementa.
Algumas minas da cidade são abertas aos turistas, que podem conhecer a atividade do garimpo e como as pedras são extraídas do interior das galerias subterrâneas. O principal passeio é oferecido pelo Ametista Parque Museu. A visita começa com um tour pelo local, onde estão expostas mais de 1,5 mil pedras procedentes de várias partes do mundo.
Segundo os administradores, o museu abriga a pedra ametista "mais valiosa do mundo" encontrada até hoje, com 2,5 toneladas de peso. Outra “joia” do local é um meteorito raro de aproximadamente 140 quilos, que, conforme pesquisadores, teria explodido dentro de uma estrela ou planeta.
Igreja Ametista do Sul RS Nossa Terra (Foto: Prefeitura de Ametista do Sul/Divulgação)Paredes da igreja foram revestidas com ametistas
(Foto: Prefeitura de Ametista do Sul/Divulgação)
A visita prossegue com um passeio no interior das minas subterrâneas. Ali, o visitante pode presenciar explosões preparadas pelos garimpeiros para encontrar as pedras. Em outra mina desativada, o visitante percorre um trecho de cerca de 200 metros onde estão expostas pedras belíssimas e geodos incrustados na rocha, além dos equipamentos usados pelos garimpeiros. Um guia explica tudo aos turistas.
O passeio termina com a visita a um espaço onde estão concentradas várias lojas que vendem pedras precisosas, joias e artesanatos. A diversidade dos produtos feitos com ametistas e outras pedras é grande, assim como os preços, que vão desde R$ 1 por uma simples lembrança até milhares de reais pagos por peças mais elaboradas e raras.
Por toda a cidade, a presença da pedra é marcante. Além de inúmeros lojas, há hotéis temáticos e até mesmo templos religiosos decorados com ela. Inaugurada em 2008, a Igreja São Gabriel foi revestida com 40 toneladas de pedras ametista em suas paredes. A Pia Batistmal da igreja também foi esculpida em um geodo de cerca de 500 quilos.
Pirâmide esotéria Ametista do Sul RS Nossa Terra (Foto: Prefeitura de Ametista do Sul/Divulgação)Pirâmide revestida pelos cristais atrai esotéricos
(Foto: Prefeitura de Ametista do Sul/Divulgação)
Uma pirâmide de vidro e com o interior revestido de ametistas também foi erguida na praça central da cidade. O local costuma atrair visitantes interessados em apreciar a beleza da estrutura ou os que acreditam nos aspectos esotéricos e espirituais da energia transmitida pelos cristais.
De dois em dois anos, Ametista do Sul também sedia uma feira de pedras, a Expopedras, com exposição de vários tipos de minerais, feira da indústria, comércio, serviços e shows, entre outras atrações. A nona edição do evento está marcada para 20 a 23 de março de 2014.
Mas se engana quem pensa que as pedras são as únicas belezas de Ametista do Sul. As paisagens bucólicas dos vinhedos da região e as belezas naturais dos arredores do Rio da Várzea ou a cascata do Rio do Mel são algumas das mais bonitas paisagens da região, apesar de ainda serem pouco conhecidas até mesmo pelos gaúchos.
Cascata do Rio do Mel Ametista do Sul RS Nossa Terra (Foto: Prefeitura de Ametista do Sul/Divulgação)Cascata do Rio do Mel é outra beleza natural da cidade (Foto: Prefeitura de Ametista do Sul/Divulgação)
 Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário