quinta-feira, 15 de junho de 2017

PEDRAS NEGRAS

PEDRAS NEGRAS

Patrícia Peixe *



Às vezes ficamos em dúvida a respeito de que pedras usar quando criamos uma peça!
Quando visualizamos mentalmente uma peça com uma gema de cor negra, não necessariamente já escolhemos qual será utilizada. As gemas negras comercialmente encontradas com mais facilidade são a turmalina, o ônix e a ágata tingida. Assim, quando formos confeccionar uma jóia, saberemos mais objetivamente o que usar.
Vamos falar um pouco sobre estas gemas para que não haja confusão (pelo fato de serem parecidas) na hora da compra. Desta maneira, também teremos mais segurança na venda de nossas peças, podendo esclarecer dúvidas dos clientes quanto à nomenclatura, cores e grupos de minerais a que pertencem.
A turmalina pode ser encontrada em quase todas as cores do arco-íris. Podemos até encontrar mais de uma cor num mesmo cristal, o que chamamos de turmalina bicolor. Dependendo de sua coloração, as turmalinas ganham nomes característicos. Por exemplo, a rubelita é a turmalina que varia do tom rosa ao vermelho. Uma variedade muito famosa é a turmalina melancia, que tem esse nome por ser parecida com uma fatia da fruta, pois seu interior possui as cores rosa e verde. A acroíta também é de grupo da turmalina, muito rara, incolor ou quase incolor. A indicolita é a de cor azul. Dravita é a de cor amarelo-castanho e castanho-escuro. E temos a turmalina negra, que pode ser também chamada de schorl.
O ônix possui uma combinação de cor negra e branca em camadas. Pertence ao grupo das calcedônias - quartzos microcristalinos - que inclui também a ágata, dendrita, calcedônia, crisoprásio, jaspe, cornalina, heliotrópio e sardonix. O ônix todo negro, que encontramos comumente, é na verdade uma calcedônia ou ágata, que por sua vez é tingida para chegar à tonalidade forte do preto.
As cores mais comuns da ágata são marrom, vermelho, branco e cinza azulada. As cores muito vivas são resultado de um tratamento específico para o tingimento, que varia de acordo com o resultado desejado.
No mercado, também há a pedra preta reconstituída, feita com restos de turmalina, ônix ou ágata.

Com essas dicas, poderemos estar mais familiarizados com os termos corretos. Quem for usá-las também para fins terapêuticos, pode estar auxiliando o sistema endócrino com a turmalina e alívio de pontos de tensão. Já a ágata é utilizada para males que atingem a pele, o sistema digestivo, dores de cabeça e intoxicação. O ônix favorece a auto-estima e a tomada de decisões, é considerado um amuleto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário