sábado, 3 de junho de 2017

Pedras preciosas: conheça a Turmalina Indicolita

indiocolita_00

Pedras preciosas: conheça a Turmalina Indicolita

           

A turmalina é uma das pedras preciosas mais procuradas atualmente, sendo a pedra indicolita o tipo de turmalina mais escolhida devido à sua cor peculiar, que mistura tons exuberantes de azul.
Donas de uma variedade imensa de cores incríveis, as turmalinas têm aparecido muito em acessórios sofisticados.
A turmalina indicolita pode ser encontrada nos tons azul, azul/violeta escuro ou azul esverdeado. Por esse motivo, a pedra indicolita também é conhecida pelo nome de turmalina azul.
Originária do Brasil, mas também encontrada em Moçambique, Madagascar e no Sri Lanka, a turmalina indicolita é um mineral originalmente transparente.

A versatilidade da pedra indicolita: as diferentes transparências do mineral

indiocolita
Como todos os outros tipos de turmalina, a indicolita é bastante versátil e é bem recebida para reinar sobre qualquer tipo de joia: anéis, brincos, colares, pulseiras, entre outras. Pode ser encontrada em quaisquer tamanhos e estão disponíveis para todos os orçamentos.
Apesar de a indicolita ser um mineral transparente, as pedras comercializadas no mercado normalmente passam por tratamentos específicos nos quais são aquecidas, a fim de intensificar o seu brilho!
Recentemente algumas das turmalinas que surgiram no mercado passaram também por processos de irradiação além dos processos de aquecimento. A combinação desses dois procedimentos confere à pedra indicolita uma cor azul clara, conhecida sob a alcunha de azul belo ou blue ice, como foi batizada no exterior.
Boa parte dos consumidores não tem conhecimento para reconhecer uma pedra que passou por esses processos, portanto, uma boa dica para identificar se a pedra foi submetida a um desses tratamentos é notar se todas as indicolitas da loja apresentam o mesmo tom de azul, sem qualquer diferença, e/ou se estão dispostas em uma bandeja de pedras muito semelhantes umas às outras.
Mesmo assim, ainda é possível garantir a aquisição de uma pedra de qualidade e com as cores originais da indicolita. Para isso, o melhor caminho é sempre comprar suas pedras em joalherias de confiança.

Curiosidades sobre a pedra indicolita

indiocolita
Existem diversas curiosidades acerca da turmalina indicolita, que além de uma bela pedra, tem também uma rica história:
+ Acredita-se que a turmalina azul tem poder de cura física em nível celular e oferece proteção contra energias pesadas;
+ A pedra indicolita é utilizada nos meios esotéricos para estimular a comunicação e atrair a prosperidade;
+ Diz-se que tem propriedades rejuvenescedoras e que fortalecem a imunidade e o sistema nervoso, contribuindo para a diminuição do estresse e para trazer paz, calma e tranquilidade às mentes inquietas;
+ Segundo a tradição popular, a turmalina azul tem a capacidade de apaziguar os corações entristecidos;
+ Acredita-se, também, que a turmalina indicolita seja capaz de desenvolver a capacidade de concentração e foco.

A turmalina indicolita e outros tipos de turmalina são uma excelente escolha se você está em busca de uma joia especial, diferenciada e atraente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário