sábado, 10 de junho de 2017

Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi o resultado dos atritos permanentes provocados pelo imperialismo das grandes potências agrupadas em dois blocos: a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Áustria e Itália, e a Tríplice Entente formada pela França, Inglaterra e Rússia.
Como resultado do conflito, que envolveu 17 países,morreram 10 milhões de solados e outros 21 milhões ficaram feridos. Em consequência da guerra, 13 milhões de civis foram mortos.
A Grande Guerra, como era denominada antes da Segunda Guerra Mundial, redesenhou o mapa político da Europa, marcou a queda do capitalismo liberal e permitiu a ascensão econômica dos Estados Unidos.
Participaram da Primeira Guerra Mundial: Alemanha, Brasil, Áustria-Hungria, Estados Unidos, França, Império Britânico, Império Turco-Otomano, Itália, Japão, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Rússia, Austrália e China.
Leia também: Tríplice Aliança e Tríplice Entente.
Primeira Guerra MundialSoldados Britânicos feridos com gás durante batalha da Primeira Guerra

Causas da Primeira Guerra Mundial

Foram vários os fatores que desencadearam a Primeira Guerra Mundial. Desde o final do século XIX o mundo vivia em tensão. O extraordinário crescimento industrial tornaram o conflito inevitável a medida que acirravam os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas.
O expansionismo alemão e sua transformação na maior potência industrial da Europa fizeram brotar contra ela uma enorme rivalidade principalmente na França, Inglaterra e Rússia.
O antigermanismo francês se desenvolveu como consequência da Guerra Franco-Prussiana, quando a derrotada França foi obrigada a entregar aos alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta rica em minério de ferro. A rivalidade russo-germânica foi causada pela pretensão alemã de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá, rica em petróleo, além de passar por regiões onde os russos pretendiam aumentar sua influência.
O antigermanismo inglês se explica pela concorrência industrial alemã. Às vésperas da guerra os produtos alemães concorriam em mercados que eram dominados pela Inglaterra.
A rede de alianças era uma bomba armada pronta para explodir. Em 1908 a Áustria anunciou a anexação da Bósnia-Herzegovina, contrariando os interesses sérvios e russos. No dia 28 de junho de 1914, um estudante bósnio assassinou o herdeiro do trono austríaco Francisco Fernando e sua esposa, em Sarajevo, capital da Bósnia. Esse duplo assassinato foi o pretexto para a explosão da Primeira Guerra Mundial que durou até 11 de novembro de 1918.

Fases da Primeira Guerra Mundial

No começo do conflito, as forças se equilibravam, em número de soldados, diferentes eram os equipamentos e os recursos. A Entente não tinha canhão de longo alcance, mas dominava os mares, graças ao poderio inglês. Os tanques de guerra, os encouraçados, os submarinos, os obuses de grosso calibre e a aviação, entre outras inovações tecnológicas da época, constituíram artefatos bélicos de grande poder de destruição.
Com artilharia pesada e 78 divisões os alemães passaram pela Bélgica, violando a neutralidade, venceram os franceses na fronteira e rumaram para Paris. O governo francês transferiu-se para Bordeaux e na Batalha de Marne, conteve os alemães, que recuaram.
Depois, franceses e alemães firmaram posições cavando trincheira ao longo de toda a frente ocidental. Protegidos por arame farpado, os exércitos se enterravam em trincheira, onde a lama, o frio, os ratos e o tifo mataram tanto quanto as metralhadoras e canhões.
Em 1917, os Estados Unidos que se mantivera fora da guerra, apesar de emprestar capitais e vender armas aos países da Entente, principalmente à Inglaterra, entra no conflito. Declarou guerra à Alemanha, por temer seu poderio imperialista e industrial.
Primeira Guerra MundialOs Estados Unidos saíram fortalecidos da Primeira Guerra
Nesse mesmo ano a Rússia, saiu do conflito, motivada pela Revolução de 1917, que derrubou o czar e implantou o regime socialista. Em abril de 1917, os alemães afundaram no canal da Mancha o navio mercante brasileiro Paraná. Em represália, o Brasil rompe relações com os agressores. Em outubro, outro navio brasileiro, o Macau, é atacado. No final de 1917, desembarca na Europa uma equipe médica e soldados para auxiliar a Entente.
Embora a Alemanha continuasse sofrendo sucessivas derrotas, seus aliados tivessem se rendido, o governo alemão continuava na guerra. Esfomeado e cansado, o povo alemão se revoltou e os soldados e operários forçaram o kaiser (imperador) a abdicar.
Formou-se um governo provisório e foi proclamada a República de Weimar. No dia 11 de novembro de 1918 o novo governo assinou a rendição alemã. A Primeira Guerra chegava ao fim, mas a paz geral só foi firmada em 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes.
A reação aos efeitos do tratado estão entre as principais consequências da Primeira Guerra Mundial e que, em 1939, pouco mais de 20 anos depois, provocaram a Segunda Guerra Mundial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário