quinta-feira, 29 de junho de 2017

Semana das Tecnologias Integradas destacou o valor da mobilidade humana, da sustentabilidade e da recuperação da construção

Semana das Tecnologias Integradas destacou o valor da mobilidade humana, da sustentabilidade e da recuperação da construção


A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos surgiu de uma iniciativa para reunir os principais eventos do setor: o Sobratema Summit 2017; a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia; a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração e, por último, a Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura.
Neste ano, o evento aconteceu entre os dias 07 e 09 de junho, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. Segundo os idealizadores, o principal objetivo de se criar um evento tão grande e tão abrangente foi o de buscar unir num único lugar e facilitar a interação entre o público e as empresas.
Durante o evento, três diferentes assuntos de extrema importância tiveram destaque: a sustentabilidade, já que esta deve ser tomada como prioridade para todos os setores e atividades da economia; a questão da mobilidade humana, sobretudo, com o objetivo da se estabelecer uma convivência mais harmoniosa entre veículos, ciclistas, pedestres e pessoas com deficiência; e, por último, os investimentos no setor da construção, com objetivo de ajudar no processo de retomada do crescimento econômico.
Em entrevista, Afonso Mamede, que é presidente da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), organização que idealizou o evento, afirmou que para que o Brasil supere esta fase difícil de crise econômica é preciso estimular e procurar envolver ainda mais tanto o governo, quando as empresas, e a sociedade em si. “Nosso papel como entidade setorial é estimular ainda mais todos os agentes – governo, empresas e sociedade -, apresentando as demandas e sugerindo soluções para melhorar o contexto atua”, explicou.
Ele também afirmou que, apesar do momento econômico, a feira esteve bastante agitada e que quase 7.000 profissionais e compradores qualificados passaram por ela. Público esse que era formado por diversos representantes de empresas de todas as regiões do Brasil, além de representantes de órgãos públicos e líderes governamentais e setoriais. “Soma-se a essa qualificação de visitantes, a resposta positiva dos expositores, que ressaltaram as novas oportunidades de mercado, de negócios e de relacionamento. Foi uma mostra compacta, mas muito expressiva, que movimentou esses três mercados”, disse.
Além disso, a semana das Tecnologias Integradas teve a participação de mais de 120 expositores, tanto nacionais, quanto internacionais, vindo de diversos países, como Argentina, Canadá, Estados Unidos, Israel, Alemanha, China etc.
Dentre os quais estavam representantes de grandes empresas, como por exemplo, John Deere Construção e Florestal, Keller Brasil, Indeco Brasil, Eurobras, Romanelli, Volvo CE etc.
Sobratema Summit
Um dos principais destaques da semana foi o Sobratema Summit, que contava com 16 atividades de conteúdo diferentes em sua programação. Dentre elas, estavam workshops, seminários, fóruns, congressos e mesas redondas, sendo que todos contaram com a participação de pessoas de renome nas áreas do evento.
O Summit contou com a participação de mais de 870 pessoas, que tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais e discutir sobre diversos assuntos, como mobilidade, arquitetura, infraestrutura, tratamento de resíduos, sustentabilidade, sistemas industrializados etc.
Programa VivaCidade
Outro destaque do evento foi o Programa VivaCidade, que apresentou o Projeto Ruas Completas e Praça da Acessibilidade, espaço no qual os participantes do evento tiveram a oportunidade de passar por um recorte urbano, de 456 m².
A ideia por trás do projeto era o de apresentar soluções e ideias sobre o conceito de acessibilidade universal, ou seja, sobre a possibilidade da convivência harmoniosa entre automóveis, ônibus, ciclistas e pedestres no espaço urbano.
A iniciativa do projeto surgiu de uma parceria entre o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), a Sobratema, o WRI Brasil e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).
Oportunidade para novos negócios
Segundo boa parte dos expositores que participaram da feira, o principal benefício propiciado pelo evento foi a oportunidade de contato com novos clientes em potencial, bem como da ampliação dos negócios da empresa, o que é de extrema importância nesse momento econômico.
Com o término da feira, as empresas, o público e os organizadores se mostraram bastante felizes com os resultados obtidos pelo evento e também bastante otimistas sobre a retomada do crescimento econômico:
“O evento foi excelente, com muitas prospecções e grandes expectativas de novos negócios. Estamos explorando um nicho bastante promissor, que é o da construção. Foi bastante interessante. O público era altamente qualificado, desde os formadores de opiniões, diretorias, profissionais que operam nosso equipamento, engenheiros de uma grande parte do Brasil. Foi uma feira voltada para fechamento de negócios.” – Marcos Rossi, representante comercial da Grimaldi
“O evento foi importante para a retomada da confiança e crescimento no segmento de construção, inclusive aluguel de equipamentos, como locação de retroescavadeiras e máquinas pesadas.” – Adriano Oliveira, Retroescavadeiras.net
“Viemos para mostrar nossas ferramentas de pós-venda e conseguimos alcançar sucesso. O evento conseguiu mostrar para o mercado quais as empresas que, mesmo com a crise, continuam investindo e apostando no País. Recebemos em nosso estande construtores e locadores de máquinas e equipamentos, ou seja, pessoas intimamente ligadas ao segmento.” – Ricardo Beilke, gerente da área de serviços da Terex Latin America
Fontes:
- Mecânica de Comunicação
- Sobratema
Fonte: Dino / Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário