sexta-feira, 16 de junho de 2017

Sistema Solar

O Sistema Solar é o conjunto formado por 8 planetas, dezenas de satélites naturais, milhares de asteroides, meteoros, meteoroides e cometas que giram em torno do sol.

Origem

Algumas hipóteses tentam explicar a origem do Sistema Solar. Uma delas é a hipótese nebular.
Segundo ela, as estrelas teriam sido, no início nebulosas, grandes nuvens de poeira e gás que se compactaram girando cada vez mais rápido, devido a sua força gravitacional.
Sua porção central teria formado uma estrela, e a matéria exterior teria se contraído, dando origem aos planetas. O sol e todo o sistema solar faz parte de uma galáxia, que se chama Via-Láctea.

Planetas do Sistema Solar

Sistema SolarRepresentação do Sistema Solar
Os planetas são astros sem luz nem calor próprios. No nosso sistema solar são conhecidos oito planetas que de acordo com a proximidade do sol são:
  • Mercúrio
  • Vênus
  • Terra
  • Marte
  • Júpiter
  • Saturno
  • Urano

    Planetas Anões

    Plutão, cuja identidade vinha sendo questionada há anos pelos cientistas, conhecido como o mais frio e distante do Sol, recebeu, em 2006, da União Astronômica Internacional (UAI) uma nova classificação "Planeta Anão".
    De acordo com as novas regras o planeta deve obedecer três critérios: deve orbitar o sol, deve ser grande o suficiente para a gravidade moldá-lo na forma de uma esfera e sua vizinhança orbital deve estar livre de outros objetos.
    Éris é o novo corpo celeste, descoberto em 2003, por uma equipe de pesquisadores americanos, sob a chefia de Mike Brown, anteriormente denominado pelo registro astronômico 2003 UB313 - o que seria o "décimo planeta", fica a 14 bilhões de quilômetros da terra.
    Em 2006 foi definitivamente classificado como Planeta Anão. O nome Éris é referente a deusa grega da discórdia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário