quinta-feira, 20 de julho de 2017

A Pérola e sua história como joia

A Pérola e sua história como joia

Rara, clássica, desejada, e sempre na moda. A pérola é a mais antiga das pedras preciosas.

Apenas uma em cada um milhão de ostras produz uma pérola natural. A “Rainha das Gemas”, única gema de origem animal, é também a mais antiga pedra preciosa conhecida. Ao contrário das outras pedras preciosas, a pérola é perfeita ao natural e, então, não é preciso lapidá-la ou esculpi-la para que vire uma joia.
Os registros mais antigos que mencionam as pérolas são de 2 mil A.C. O nome pérola vem dos romanos, do latim “pirla”, que é o diminutivo de pira, que significa “formato de lágrima”. Para os romanos, assim como para muitos povos ao redor do mundo, a pérola é um símbolo do amor.
Durante a Idade Média, vários países europeus proibiam o uso de pérolas por pessoas comuns, reservando-as apenas à aristocracia. Somente após a Revolução Francesa as pérolas se popularizaram e passaram a ser frequentes em noivados e casamentos de pessoas comuns.
Hoje em dia menos de 3% da produção mundial são de pérolas naturais. O biólogo sueco Carl von Linné foi o pioneiro na criação de uma pérola artificial, em 1761. Mas apenas no começo do século 20 o japonês Kokichi Mikimoto difundiu o método atual. Hoje são introduzidas sementes de diversas origens no molusco para a formação do nácar, que dá origem à pérola.
O duque Dmitri Pavlovich mudou por acaso o rumo da história das pérolas no início da década de 1920. Presenteou sua amante com uma joia de família: um colar de pérolas de seis voltas. O nome da amante: Coco Chanel. A partir disso, as pérolas ganharam a conotação de acessório fashion.
Também no século passado as pérolas ficaram famosas no colar de três voltas de Jacqueline Onassis, e também em seu par de brincos solitários.
No cinema a rainha das gemas também fez muito sucesso. Audrey Hepburn, em Bonequinha de Luxo, ficou marcada pelo figurino com um longo preto e um colar de 4 voltas de pérolas. Marilyn Monroe também desfilava com uma gargantilha que ganhou de presente do marido, Joe Di Maggio.
Joias e pedras preciosas revelam o poder de cada mulher. Descubra as pérolas nas joias Dalitz e eternize a sua história!

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário