sábado, 29 de julho de 2017

Ametista

Ametista


Propriedades

Ametista é a variedade de quartzo de cor violeta, devida, provavelmente à presença de Fe3+ como impureza. Essa cor varia de um roxo bem claro até o bem escuro, e quanto mais escura a cor, mais valiosa é a ametista. Exposta ao sol por tempo prolongado, o colorido da ametista enfraquece.
A ametista é em geral transparente, às vezes semitransparente, com brilho vítreo. Não tem clivagem, o que facilita sua lapidação.

Procedência

Esta amostra foi extraída de Rio Pardo de Minas (MG).

Curiosidades

Aquecida a uma temperatura adequada, em torno de 475 ºC, esta gema adquire cor amarela ou alaranjada, excepcionalmente vermelha, transformando-se, assim, em citrino, outra pedra preciosa muito apreciada.
Ocorre em cavidades de rochas vulcânicas e em pegmatitos. Seu maior produtor mundial é o Brasil (Rio Grande do Sul e Bahia, principalmente), seguindo-se Rússia (Sibéria), Sri Lanka, Índia, Madagascar, Uruguai, Paraguai e México.
Os geodos com cristais de ametista extraídos no norte do Rio Grande do Sul podem atingir 2 m de comprimento, e já se encontrou um medindo 10 x 5 x 3 m, com 35 t.

Uso

É muito usada como gema e em objetos ornamentais.

Crédito da foto da ametista: Henry Yu

Fonte: Museu da Gerdau MM

Nenhum comentário:

Postar um comentário