terça-feira, 4 de julho de 2017

Conheça os principais tipos de pedras preciosas    

PRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blog

Conheça os principais tipos de pedras preciosas    

     

Existem inúmeros tipos de pedras preciosas no mundo. Somente no Brasil, por exemplo, são encontrados mais de cem tipos de gemas. Elas possuem cores, significados e valores distintos, mas todas têm em comum o poder de encantar as pessoas.
Confira a seleção de gemas que fizemos para você conhecer um pouco mais sobre o universo das pedras preciosas mais queridas e utilizadas em joias belíssimas.
Diamante PRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blogÉ a pedra mais dura da natureza. Um diamante só pode ser cortado por outro diamante. 80% do diamante extraído na natureza é utilizado na indústria e o restante, na confecção de joias. Símbolo de riqueza, é a gema preferida para alianças de noivado e casamento, significando a indestrutibilidade do amor. O maior produtor mundial é a África do Sul.
RubiPRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blogExtremamente raro na natureza, sendo mais comum o rubi artificial, que foi o tipo utilizado na produção do primeiro raio laser. Depois do diamante, é a pedra mais dura. Tradicionalmente, é a pedra do anel dos advogados, além de favorecer o amor e a beleza. Uma lenda no Sri Lanka relata que as lágrimas de Buda teriam se transformado em rubis e ainda hoje é considerada uma gema sagrada pelos budistas.
EsmeraldaPRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blogUma das pedras mais valiosas junto com o diamante e o rubi. O principal produtor mundial é a Colômbia. É  pedra que representa a medicina. Acredita-se que seu uso favorece o amor, a verdade e a revelação do futuro. Era consagrada à grande deusa Gaia, simbolizando sua terra verde nos festivais da primavera, e muito valorizada pelos gregos, o que a tornou a pedra de Afrodite, deusa do amor e da beleza. Traz tranquilidade.
Água marinhaPRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blogA água marinha é uma pedra preciosa de cor azul, podendo ter diversas tonalidades, desde o azul pálido até o azul mais forte, passando pelo azul-esverdeado. Assim como a esmeralda, pertence à família do berilo. É considerada o mineral da juventude e a pedra da sorte dos marinheiros como proteção contra afogamentos e para que ganhassem coragem nas batalhas. Os gregos e árabes apreciavam-a como a pedra do amor, alegria e sorte no matrimônio.
TurmalinaPRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blogO primeiro nome que lhe foi atribuído foi turmali, que significa pedra com cores misturadas, exatamente por variar em uma infinidade de cores. Apresenta diversos graus de transparência, podendo ter uma cor uniforme ou cores diferentes no mesmo exemplar, além de possuir um brilho vítreo. As mais tradicionais e conhecidas são a rubelita (nas variedades vermelha ou rosa), indicolite (azul) e turmalina melancia (multicolorida verde e vermelha).
JadePRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blogEra considerada pedra sagrada na China e na civilização maia. Seu nome vem do espanhol piedra de ijada, que significa flanco e era uma referência às propriedades curativas que exercia sobre os rins.
OpalaPRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blogÉ a pedra nacional da Austrália. Apresenta a propriedade de apresentar diferentes cores de acordo com o ângulo pelo qual é vista, propriedade esta denominada opalescência. Por ser uma pedra com certo teor de água, recomenda-se guardá-la em algodão úmido com óleo ou glicerina para conservar sua integridade e beleza.
SafiraPRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blogChamada de pedra da boa sorte. A tradição judaica revela que as letras que Deus concedeu à Moisés, foram feitas de safira. Já os persas, diziam que a safira foi feita das últimas gotas de amerita, o elixir da imortalidade. Possuir uma safira traz, além da boa sorte, proteção à virtude. É  a pedra digna da realeza e se usada como pingente em um colar, protege contra todos os males. O maior produtor mundial é o Sri Lanka. É a pedra dos engenheiros.
TurquesaPRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blogChamada de pedra dos anjos, seu nome é uma referência aos turcos que comercializavam-a na Europa, chamando-a de fayruz, ou seja, pedra da sorte. Era a pedra nacional da Pérsia e até hoje o Irã produz os melhores exemplares. Os índios navajos dos Estados Unidos a consideravam uma pedra sagrada. Sua cor varia entre o verde e o azul. É uma pedra frágil.
AmetistaPRINCIPAIS PEDRAS PRECIOSAS_post blogVariedade roxa do quartzo, é o símbolo do “terceiro olho” dos místicos. Até o século XVIII, a ametista era tão valiosa quanto o diamante, mas a descoberta de abundantes jazidas no Brasil fez com que seu valor caísse bastante. Na Grécia, conta-se a lenda de que a ametista era uma ninfa que amava o deus do vinho e que, ao ser desprezada por ele, machucou-se, tornando-se uma pedra, se opondo aos efeitos da bebida.
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário