quinta-feira, 6 de julho de 2017

Guglielmo Marconi- O RÁDIO

Guglielmo Marconi







Guglielmo Marconi foi o cientista e inventor italiano que criou o primeiro telégrafo sem fio, isto é, um telégrafo que mandava mensagens através do ar. Essa invenção foi o ponto de partida para o rádio.
Marconi nasceu em Bolonha, na Itália, no dia 25 de abril de 1874. Aos vinte anos, passou a estudar as ondas de rádio, que são um tipo de energia que transporta sinais elétricos através do ar. Ele concluiu que essas ondas podiam ser usadas na comunicação.
Na época, para receber e enviar mensagens codificadas sob a forma de sinais elétricos, o telégrafo utilizava um sistema de fiação. Marconi criou o telégrafo sem fio, enviando sinais elétricos através de ondas de rádio. Dessa maneira, os sinais viajavam pelo ar, sem ter de passar por fios. Em 1897, ele montou uma estação de telégrafo sem fio na Inglaterra, o que lhe rendeu muito dinheiro.
Em 1901, Marconi enviou pela primeira vez sinais de rádio através do oceano Atlântico. Alguns cientistas, que acreditavam que as ondas viajavam em linha reta, consideravam o feito impossível, pois, como a superfície da Terra é redonda, as ondas acabariam por se desviar no espaço. Marconi acreditava que as ondas longas que ele usava acompanhariam a curvatura da Terra, e estava certo.
O telégrafo sem fio de Marconi mandava mensagens em forma de código, como os telégrafos anteriores. Outros cientistas aprimoraram a invenção, que passou a permitir a transmissão de voz e música.
Marconi recebeu o Prêmio Nobel da Física em 1909 e continuou a fazer experiências até sua morte, em Roma, na Itália, no dia 20 de julho de 1937.
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário