segunda-feira, 3 de julho de 2017

Instituto Tecnológico Vale cria robôs que trazem soluções inovadoras para a mineração

Instituto Tecnológico Vale cria robôs que trazem soluções inovadoras para a mineração


Já imaginou um robô que consegue explorar profundas cavidades para a extração de minérios? E um sistema de direção assistida, que possibilita a direção de caminhões mesmo com visibilidade mínima do ambiente ao redor? Já imaginou ainda um robô capaz de identificar em campo os diferentes tipos de minérios? Essas tecnologias já existem e foram criadas pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV), localizado em Ouro Preto, Minas Gerais.
Com um dos laboratórios mais avançados do país, o ITV tem investido cada vez mais em projetos de robótica. A iniciativa, além de possibilitar o desenvolvimento de soluções inovadoras para as operações da Vale, serve de base para os programas de ensino e de apoio para o treinamento dos empregados. Saiba mais sobre esses projetos:
Robô que inspeciona cavidades
Robô explora cavidades, evita a exposição dos técnicos a perigos. Foto: Arquivo ITV
Partindo de um projeto iniciado pela equipe de Espeleologia da Vale, que idealizou um robô para fazer inspeção em cavidades, a equipe do laboratório de robótica do ITV o aperfeiçoou e chegou ao novo protótipo do EspeleoRobô. A tecnologia evita a exposição dos técnicos a perigos como animais peçonhentos e riscos de desmoronamento, por exemplo.
Uma das primeiras medidas foi o desenvolvimento de um sistema intercambiável de locomoção. Hoje, além de pernas, o robô pode se locomover por rodas, esteiras, rodas tipo estrela com cinco pontas e mesmo sistemas híbridos, que são facilmente trocados através de um sistema de engate rápido. O robô também é equipado com câmeras que podem enviar as imagens captadas, através de rádio, para a equipe no exterior da cavidade.
Robô que identifica os tipos de minérios
Outra tecnologia criada pelo ITV é um robô que realiza a qualificação mineral nas frentes de lavra. Ele funciona como uma plataforma que carrega uma série de sensores para fazer a qualificação mineral em campo, agilizando o trabalho de planejamento da lavra, pois faz a análise em campo e os resultados saem na hora, com identificação imediata dos diferentes tipos de minério. “Com esta tecnologia, seria possível, por exemplo, realizar lavra seletiva, o que reduziria a diluição e a perda de minério lavrado”, afirma Wilson Miola, pesquisador titular do ITV da área de Automação e Robótica.
Dirigindo caminhões em condições adversas
Algumas minas da Vale perdem até 30% da produção em determinados meses por paralisação dos caminhões fora de estrada devido a condições climáticas adversas. Para permitir que os operadores possam dirigir estes equipamentos em condições de pouca visibilidade, provocada por baixa luminosidade, neblina, chuva ou poeira, o laboratório de robótica está desenvolvendo um sistema de Direção Assistida. Ele é semelhante ao que é usado por pilotos de aviões quando navegam por instrumentos. Para isto, está sendo estudado o uso de sensores como laser, câmera térmica, câmera estéreo, sonar, radar e GPS. Com estes instrumentos embarcados no caminhão, será possível operar os caminhões mesmo com visibilidade mínima do ambiente ao redor.
Com a nova tecnologia, a empresa ganha segurança da operação e aumento da produtividade nas minas. Assim como o EspeleoRobô e o Robô de Qualificação mineral, o projeto conta também com a participação do SENAI/CIMATEC da Bahia e recursos do ITV, Vale e EMBRAPII.
Teleoperação de Escavadeiras
ITV MI possui um dos mais modernos laboratórios de Automação e Robótica do País. Fotos: Gustavo Freitas
Outra novidade é a teleoperação de escavadeiras. Com o uso da tecnologia, o operador sente uma interação direta com o ambiente remoto, porém, sem perturbações típicas como ruídos, vibrações e calor.
O sistema também amplia a percepção do ambiente com o uso de sensores como câmeras, lasers, sensores hiperespectrais, entre outros. O benefício é a realização de tarefas de teleoperação de modo mais eficaz, eficiente e seguro. O projeto é fruto de parceria entre o ITV e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Criado em 2009, o Instituto Tecnológico Vale (ITV) é uma instituição sem fins lucrativos, de pesquisa e ensino de pós-graduação. Seu objetivo é criar opções de futuro por meio da pesquisa científica e do desenvolvimento de tecnologias, expandindo o conhecimento e a fronteira dos negócios de maneira sustentável.

Fonte: Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário