domingo, 30 de julho de 2017

Não existe ALEXANDRITA NATURAL

Artigo

Não existe ALEXANDRITA NATURAL


História Resumida da Alexandrita


Estima-se que menos de uma pessoa em 100 mil vai ver uma vez na vida uma Alexandrita Natural

Alexandrita – o próprio nome desta pedra preciosa traz à mente imagens da realeza!

Uma das mais intrigantes de joias, foi descoberta pela primeira vez ao longo cordilheira dos Urais da Rússia, onde esmeraldas estavam sendo extraído no início de 1830, e nomeado como a gema imperial da Rússia em homenagem ao Czar Alexandre II. Alexandrita é altamente desejável nos tons de roxo com variedade de mudança de cor da gema conhecida como crisoberilo.

Imagine, se quiser, o que os mineiros russos devem ter se perguntado? Como a história vai, os mineiros descobriram uma veia do que eles pensavam que era mais de esmeralda, que é o que as minas na área vinham produzindo. No entanto, quando observaram a sua descoberta à luz da fogueira, à noite, eles ficaram surpresos ao ver que o material bruto revelou uma tonalidade avermelhada em vez de um verde esmeralda!

A Alexandrita  desde aquela época, gozava de uma reputação como pedra preciosa de cor mais cobiçada do mundo, mas é provavelmente o mais incompreendido, considerando a quantidade de confusão resultante da desinformação popular sobre a pedra.

Este guia contém os fatos básicos que você deve saber sobre o que procurar ao comprar uma alexandrita. Ele é compilado a partir de nossas próprias observações ao longo dos anos, e escrito com a intenção de educar os consumidores e aqueles que apenas querem aprender sobre alexandrita. Estamos muitas vezes a pergunta, “onde posso encontrar mais informações sobre alexandrita?” Porque a informação verdadeiramente precisa sobre alexandrita não é fácil de encontrar, e, quando se acha, é incompleta, mesmo se você pesquisar através de livros ou online.

Através de nossos anos de experiência, descobrimos que a maioria dos joalheiros de varejo, e mesmo alguns gemólogos, sabem pouco sobre distinguir as propriedades de mudança de cor de uma amostra de qualidade e, portanto, nem sempre pode dar uma avaliação justa da pedra. Isso não é inteiramente surpreendente, quando você leva em conta que a maioria dos joalheiros, gemólogos e fornecedores de gemas desconhecem. Passei muito tempo observando os diamantes e outros tipos mais comuns de gemas coloridas, mas nunca, vi uma alexandrita natural.

Elas não são comumente encontrados em lojas de varejo de joias, e estima-se, segundo estudos científicos, que menos de uma pessoa em 100 mil vai ver uma vez na vida uma Alexandrita Natural. Isso porque o bruto de uma Alexandrita é extremamente sujo e requer algum tipo de tratamento para remover as impurezas e não é, portanto, fácil encontrar as naturais. 

O  mais comum é encontrar Alexandritas tratadas para a remoção das impurezas. Utiliza-se na maioria da vezes o ultrassom associado com laser e aspersão à vácuo.

O  Tratamento acima referido reduz o preço por quilate da gema mas mantém a naturalidade dela com pouca desorganização molecular. Agora, por outro lado, você vai encontrar Alexandritas reconstituídas no mercado a preço de banana. A técnica de reconstituição promove uma desorganização molecular tirando totalmente a naturalidade da gema. Veremos mais sobre esse tema abaixo.

Nós, da Redspot Gemas e Joias utilizamos  a técnica de tratamento por laser e ultrassom e aspersão a vácuo. Isso resulta em uma gema natural com tratamento adequado, mantendo a organização molecular pouco alterada, como se fosse natural.

A alexandrita natural deve sempre mostrar uma mudança na cor de um tom de verde (um pouco azulada ou vermelho-púrpura). Esse é o clássico e adequado, muitas vezes fascinante, mudança de cor de uma qualidade pedra natural.

Você também deve tomar cuidado em pagar muito por uma das muitas pedras crisoberilo naturais que mudam de cor de algum tom de verde ou amarelada, com um tom de laranja ou marrom, ou mesmo para uma cor avermelhada, mas somente sob uma luz amarela forte. Essas não são verdadeiras Alexandritas, mas deve ser devidamente identificado como “mudança de cor chrysoberyl”, e não deve comandar um preço premium.

Uma vez que estas pedras são chrysoberyl, que, aparentemente, podem vir de qualquer origem que uma verdadeira alexandrita pode, e estão  vendendo para os compradores desavisados cada vez mais como “alexandrita”, uma vez que maiores quantidades deste material menos valiosos estão sendo minados. As  alexandrita muitas baratas “doublets” para venda quase nunca contêm qualquer crisoberilo natural, mas normalmente são fabricadas a partir de cor criado em laboratório mudando o corindo.

Origens da Alexandrita: 

Mesmo que os compradores estão extremamente interessados no aprendizado do país de origem da sua Alexandrita, a maioria dos laboratórios de gemologia não têm um teste para verificar a origem de uma alexandrita! Por isso, pode vir como uma surpresa que, quando perguntado, aqueles de nós com a experiência muitas vezes deve fazer uma estimativa com base em certas características, por vezes visto em pedras de regiões específicas.

Alexandritas já foram minadas só na Rússia, e enquanto a Rússia tem sido visto como “o lugar” para Alexandritas, sabemos por experiência que a qualidade da amostra individual é o que importa, e não só a origem. Alguns espécimes russos têm inclusões e não são atraentes, assim como algumas pedras de outras origens. Durante décadas, a palavra era que qualquer material que não era  minado russo foi considerada inferior, e até hoje algumas pessoas preferem apenas pedras que são de suposta origem russa.

No entanto, na década de 1980 uma descoberta a brasileira que agitou o mundo da joia com sua alta qualidade e mudança de cor brilhante de um verde azulado impressionante a magenta! De fato, algumas das Alexandritas melhores e mais bonitas vem do Brasil. A descoberta de material de boa qualidade, seguido de Índia anos mais tarde. O material do Brasil e da Índia é geralmente de melhor qualidade na mudança de cor do que o material da Tanzânia descoberto mais tarde. Embora qualquer local onde as gemas são extraídas irão produzir algum material de melhor qualidade, alguns de menor qualidade. É por isso que um determinado país de origem não determina necessariamente o valor de uma alexandrita. Então, novamente, não há mais a ser dito sobre as cores da amostra individual, em vez de a verdadeira origem  determinar a qualidade.

À luz de uma vela ou chama a maioria dos Alexandritas irão apresentar tons avermelhados consideráveis, mas não em “suaves brancas” lâmpadas domésticas vivas ou do dia! Nós todos vimos os anúncios onde um vendedor afirma uma alexandrita vai mudar radicalmente de cor, assim como está sendo movidos de uma sala para outra, mas que raramente é o caso.

Mesmo Alexandritas finas requerem mais do que nuances nas condições de iluminação, a fim de mudar de cor, e normalmente irá mostrar tons de azul-violeta à luz de lâmpadas incandescentes regulares ou na sombra, mantendo-se na maior parte verde/Azul sob incandescente mista e luz solar ou lâmpadas incandescentes e iluminação fluorescente.

Além disso, se a fonte de luz é muito brilhante, se incandescente ou não, um pouco de verde será quase sempre presente. Além disso, está cientificamente provado que os olhos de algumas pessoas verem a cor mudar de maneira diferente dos outros. É verdade! Tem sido observado que uma alexandrita pode não exibir as mesmas cores exatas e as mudanças de cor de uma região geográfica que é realizado no outro, talvez altitude e/ou as alterações climáticas sejam um fator. Seja qual for o caso, é apenas à luz de velas ou luz do fogo que a mais dramática mudança de cor de verde/azul para roxo avermelhado será visto.

De uma coisa você pode ter certeza – cada alexandrita é um indivíduo e é raro encontrar dois que mostram exatamente as mesmas cores sob uma variedade de condições de iluminação.  Essa característica do individualismo é devido a uma combinação de fatores, incluindo variações na claridade e cor, bem como a forma e corte da pedra, e faz alexandrita ainda mais valioso e agradável para colecionadores.

Fonte: Redspot Gemas e Joias

2 comentários:

  1. E agora,logo vi que está saindo Alexandrita natural demais, a pedra está ficando vulgar.

    ResponderExcluir
  2. Tem gente com 40/60 kilos bruta, estranho mesmo.

    ResponderExcluir