sábado, 29 de julho de 2017

Vegetação do Brasil

Vegetação do Brasil

A vegetação do Brasil compreende as várias manifestações de formações vegetais existentes no país e que surgem conforme o tipo de clima e de relevo.
Divididos entre grupos florestal e campestre, os tipos de vegetação florestal ocupam cerca de 60% do território brasileiro, enquanto a área restante é campestre.
O grupo florestal é constituído por mata atlântica, mata das araucárias, mata dos cocais, amazônia e mangue. Enquanto isso, o grupo campestre é constituído por cerrado, caatinga, pampa e pantanal.

Pampa

Imagem de Vegetação do tipo Pampa
Encontrada no sul do país, esse tipo de vegetação é constituída principalmente por arbustos, árvores pequenas, gramíneas e plantas rasteiras.
Essa vegetação surge no Brasil, exclusivamente no Rio Grande do Sul, em virtude do clima subtropical.

Cerrado

Imagem de Vegetação do tipo Cerrado
Predomina na região central do Brasil e apresenta um aspecto seco, tal como o das savanas encontradas principalmente na África.
O tipo de vegetação presente na área de cerrado é caracterizado pelo clima tropical sazonal, em que o inverno é seco e chove no verão.
No cerrado, encontra-se arbustos, árvores retorcidas e gramíneas.

Amazônia

Imagem de Vegetação da Amazônia
A Amazônia abrange toda a região Norte, além de partes dos estados do Mato Grosso e do Maranhão e alguns países que fazem fronteira com o Brasil.
Lá o clima é equatorial, quente e úmido.
Há nela uma grande variedade de espécies vegetais, dentre as quais citamos: castanheiro, cipó, guaraná, jatobá, palmeira, seringueira e vitória-régia.
A floresta amazônica é a vegetação brasileira mais atingida pelo desmatamento.

Mata dos Cocais

Imagem de Vegetação da Mata dos Cocais
A Mata dos Cocais localiza-se entre os estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.
Surge em climas equatorial úmido e equatorial semiárido. É lá que surgem os babaçus, árvore típica desse local, e outras árvores de grande porte, tais como açaí, buriti e carnaúba.

Mata das Araucárias

Imagem de Vegetação da Mata das Araucárias
Localizada no sul do Brasil e em partes do estado de São Paulo, o clima da Mata das Araucárias é subtropical.
Nela surgem várias espécies vegetais, com predominância o pinheiro-do-paraná, árvore alta que mede mais de 30 metros. Daí resulta a formação de uma floresta bastante densa.

Mangue

Imagem de vegetação no mangue
A vegetação do mangue é constituída por vegetais halófilos, os quais compreendem arbustos e plantas que apresentam tronco fino e raízes aéreas.
Trata-se de um tipo de vegetação litorânea, que surge em regiões alagadiças, e onde o clima é tropical e subtropical.

Caatinga

Imagem de Vegetação da Caatinga
A caatinga ocupa o sertão nordestino, onde o clima é semiárido e chove pouco. Em decorrência disso, nela surgem as plantas que se mantém com pouca água, as quais são chamadas de xerófilas, que tem como exemplo os cactos.
Também surgem plantas como o facheiro e o mandacaru, mas no favorecimento de umidade, podem crescer na caatinga árvores como aroeira, baraúna e juazeiro.

Pantanal

Imagem de vegetação do Pantanal
A área do Pantanal compreende parte dos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, chegando ao Paraguai.
É nas áreas alagadas que surgem as gramíneas, enquanto os arbustos e palmeiras crescem nas áreas onde o alagamento acontece de forma ocasional.
Há espécies da floresta tropical, por sua vez, que crescem nas áreas onde não há alagamentos.

Mata Atlântica

Imagem de vegetação da Mata Atlântica
Localizada principalmente na costa do Brasil, o clima da mata Atlântica é tropical quente e úmido. É esse clima e as chuvas que propiciam a sua grande biodiversidade, a maior do mundo considerando cada hectare.
As espécies incluem cedro, imbaúba, ipê, jambo, palmiteiro, pau-brasil e peroba. Nela ainda é possível encontrar vegetação nativa em 8% da sua área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário