domingo, 6 de agosto de 2017

Diamante de pureza rara levado a leilão

Diamante de pureza rara levado a leilão






Um diamante de 51 carates com uma pureza inédita na Rússia é a estrela da coleção de cinco pedras preciosas que a Alrosa, número um mundial do setor, vai leiloar.
A partir de um diamante de 179 carates encontrado em 2015 numa das suas minas siberianas da Iacútia, a empresa pública russa talhou cinco peças que formam uma coleção.
"Os cinco diamantes foram produzidos a partir de um só diamante bruto, o que é excecional", sublinhou o presidente da Alrosa, Serguei Ivanov, em comunicado.
"Foram precisos um ano e meio para criar esta coleção (...) O principal diamante, Dinastia, tornou-se o mais puro dos grandes diamantes da história da joalharia no nosso país", acrescentou.


A Rússia é um dos principais produtores mundiais de pedras preciosas, nomeadamente graças aos recursos disponíveis na Iacútia.
O diamante bruto original, datado de há quase 400 milhões de anos, foi batizado como Romanov, em homenagem à dinastia que reinou na Rússia imperial até à revolução de 1917 e sob cujo governo floresceu a indústria diamantífera, a partir do século XVIII.
A coleção de cinco peças que dele resultou - de 51,38 carates, 16,67 carates, 5,05 carates, 1,73 carates e 1,39 carates - será apresentada em vários países, a começar por um salão especializado que decorre em Hong Kong entre 13 e 19 de setembro, e só depois leiloada online, em novembro.
"Se analisarmos os resultados dos leilões da Sotheby's e da Christie's, a base de licitação da coleção não pode ser inferior a dez milhões de dólares (8,4 milhões de euros)", declarou Ivanov, citado pela agência russa Interfax.

Nenhum comentário:

Postar um comentário