segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Maior diamante descoberto na Rússia vai ser leiloado em novembro

Maior diamante descoberto na Rússia vai ser leiloado em novembro

A empresa mineira Alrosa PJSC descobriu a pedra preciosa há dois anos, deu-lhe o nome da família Romanov e espera arrecadar 10 milhões de dólares com a venda.

A empresa mineira Alrosa PJSC, fundada em 1992, descobriu há dois anos um diamante gigante de 179 quilates aquando de uma exploração na região nordeste de Sakha, dando-lhe o nome de Romanov, a família que governou o país durante mais de 300 anos antes da Revolução Russa.
Agora, a pedra preciosa será exibida em Moscovo enquanto parte da coleção de jóias com o nome de dinastias da Era Imperial Romanov. A firma mineira planeia dar início em breve às vendas das jóias polidas na Internet, começando com esta coleção, de acordo com a informação transmitida à imprensa pelo responsável pelos diamantes da Alrosa, Pavel Vinikhin.
Depois de ter sido encontrado, o diamante gigante foi cortado e polido em cinco pedras preciosas mais pequenas, sendo que a maior foi chamada “Dynasty” (Dinastia) e pesa 51,4 quilates. A empresa considera que se trata do diamante mais valioso e com as melhores características de clareza jamais cortadas na Rússia.
As restantes chamam-se Sheremetyev, Orlov, Vorontsov e Usupov. “Os diamantes da coleção são denominados após as dinastias que desempenharam um papel importante no desenvolvimento do comércio de jóias russas”, concluiu a Alrosa em comunicado citado pela agência Bloomberg.
Numa conferência de imprensa, esta terça-feira, a Alrosa mostrou os diamantes descobertos em 2015 e esclareceu que a coleção será mostrada para potenciais compradores a partir de setembro em Israel, nos Estados da América, em Hong Kong e na Rússia. Através de um leilão, em novembro, a empresa estima que arrecadará pelo menos 10 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário