quinta-feira, 31 de agosto de 2017

MME determina paralisação de procedimentos sobre direitos minerários na região da Renca

MME determina paralisação de procedimentos sobre direitos minerários na região da Renca

(Reuters) - Um dia depois de a Justiça do Distrito Federal conceder liminar suspendendo os efeitos de quaisquer atos administrativos a serem editados pelo governo com o objetivo de extinguir a Reserva Nacional do Cobre (Renca), o ministro de Minas e Energia determinou a “paralisação de todos os procedimentos relativos a eventuais direitos minerários na área”.
Em nota, o ministro Fernando Coelho Filho disse que tomou a decisão após consultar o presidente Michel Temer e que busca agora um diálogo com a sociedade.
“A partir de agora, o ministério dará início a um amplo debate com a sociedade sobre as alternativas para a proteção da região. Inclusive propondo medidas de curto prazo que coíbam atividades ilegais em curso”, afirma Coelho Filho na nota.
Segundo o ministro, no prazo de 120 dias serão apresentadas as conclusões “desse amplo debate e eventuais medidas de promoção do seu desenvolvimento sustentável”.
A extinção da Renca por decreto despertou forte reação de ambientalistas e já fez o governo editar novo decreto numa tentativa de reverter o mal-estar inicial, explicitando a proibição da exploração mineral nas áreas de unidades de conservação, reservas ambientais estaduais e indígenas dentro da antiga Renca.
Por Alexandre Caverni

Fonte:  Redação Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário