domingo, 13 de agosto de 2017

Tipos de gemas, pedras preciosas e joias

Tipos de gemas, pedras preciosas e joias


Tipos de gemas, pedras preciosas e joias
A ametista foi uma das primeiras pedras utilizada para fazer joias (raw amethyst image by Igor Groshev from Fotolia.com)
Ao longo da história, as civilizações adotaram pedras como símbolos de status, ferramentas de cura espiritual e o melhor da decoração pessoal. Algumas joias, como o diamante hope, estão associadas a maldições ao invés de curas, mas ainda são cobiçadas. Não importa o tamanho, cor ou dureza, as pedras preciosas permanecem como bens preciosos em todo o mundo.

Gemas rígidas

As gemas ou pedras preciosas, semipreciosas e joias são todos os termos que se referem aos minerais ou rochas utilizados como joias ou para outra finalidade decorativa. Esses minerais são medidos pela dureza ou durabilidade, pela escala de mohs, que classifica os minerais dos mais duros para os mais macios. Quanto mais duro um mineral, mais propenso ele é para durar como uma joia ou decoração. O diamante, rubi, safira, esmeralda, água marinha, crisoberilo, topázio, turmalina, peridoto, granada, pérola e opala são alguns minerais comumente classificados em maior dureza.
Tipos de gemas, pedras preciosas e joias
O diamante é o mineral de mais alta patente em dureza na escala de mohs (diamond image by sumos from Fotolia.com)

Gemas coloridas

Sob luz artificial, as gemas se mostram diferentes de como o fazem sob a luz natural. Walter Schumann diz em seu livro "Gemstones of the world" (Gemas do mundo, em tradução livre) que "a cor é produzida pela luz; a luz é uma vibração eletromagnética em determinados comprimentos de onda". Schumann explica que o olho humano vê partes destes comprimentos de onda como a cor. As pedras mais escuras podem ser cortadas mais finas do que as pedras mais claras, para que elas exibam mais cor. A granada, safira, rubi, esmeralda e alexandrita são todas pedras preciosas que possuem cores que são afetadas pela luz e podem mudar de acordo com a iluminação e o corte da pedra.
Tipos de gemas, pedras preciosas e joias
A esmeralda é um dos minerais mais afetados pela luz (emerald image by Barcabloo from Fotolia.com)

Pedras dos signos

As pedras preciosas foram atribuídas aos signos astrológicos por séculos e são utilizadas em técnicas de curas espirituais praticadas por terapeutas holísticos. Acredita-se que elas sejam poderosas para as pessoas nascidas em determinados signos astrológicos. Cada mês tem pelo menos uma pedra que lhe é atribuída. Algumas delas são granada, ametista, água marinha, jaspe vermelho, diamante, esmeralda, pérola, pedra da lua, alexandrita, rubi, peridoto, sardônica, safira, opala, turmalina, topázio, turquesa e zircônia. Com certeza, qualquer um pode usar uma joia designada para o mês de nascimento de outra pessoa, mas acredita-se que seus poderes de cura sejam mais fortes se ela for usada por alguém com o mês de nascimento correspondente.
Tipos de gemas, pedras preciosas e joias
A turquesa é uma pedra de nascimento de dezembro e acredita-se que ela traga sorte (turquoise image by Maxim Petrichuk from Fotolia.com)

Fonte:  Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário