segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Lapidação e Cravação

As gemas brutas são trabalhadas por lapidadores, quedão-lhes forma e brilho. Inicialmente, o artesão estuda cuidadosamente o exemplar e define o estilo de lapidação mais apropriado para realçar sua beleza e suas propriedades ópticas. A forma da pedra bruta, em si, já exerce grande influência no momento de definir o estilo mais adequado.
Depois de definir as direções corretas para a serragem e efetuá-la, a gema passa pelos processos de formação, onde adquire uma forma inicial, e facetamento, através do qual o profissional cria superfícies planas que acompanham a forma da pedra. Facetas bem elaboradas e com angulações corretas contribuem para otimizar a penetração e a reflexão da luz através da gema, tornando-a ainda mais bela aos nossos olhos. Finalmente, as facetas da gema são polidas, de modo a realçar seu brilho final.
O profissional que executa o trabalho de cravação das pedras na joia é designado cravador. Seu trabalho requer muita destreza e precisão e consiste em fixar as gemas sobre as peças metálicas executadas pelo ourives, garantindo um ajuste perfeito.
 Fonte: Geologo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário