Seguidores

domingo, 22 de julho de 2018

QUARTZO/CRISTAL RUTILADO


QUARTZO/CRISTAL RUTILADO

Pra quem trabalha com pedras, é normal sempre estar respondendo a perguntas e curiosidades. Afinal, as pedras despertam paixões e curiosidades …
No caso do quartzo rutilado, a coisa mais comum (e tb uma das mais engraçadas), é a confusão do rutilo dourado com ouro… Muitas vezes já ouvi a pergunta “Pq vc não quebra a pedra e tira o ouro lá de dentro? Não seria mais valioso?”
Pingente com Coração de Quartzo entupido de Rutilios. Essa pedra leva o nome de Quartzo  Rutilado ou Quartzo com Rutilos Dourados.
Pingente com Coração de Quartzo entupido de Rutilios. Essa pedra leva o nome de Quartzo Rutilado .
rutilo feira06
Pra quem conhece sobre o assunto, parece bem engraçada essa pergunta… mas é muito mais comum do que imaginamos! Afinal, ninguém tem obrigação de saber o que são inclusões em pedras! =)
Pois bem… para a decepção de muitos, como diz o ditado “nem tudo que reluz é ouro” e portanto, os fios dourados, são, na verdade, Rutílios, um tipo de mineral composto de dióxido de titânio.
rutilio-dourado
Rutilio Dourado, ou Rutilos. Popularmente conhecido como "Cabelos".
Rutilio Dourado, ou Rutilos. Popularmente conhecido como “Cabelos”.
O Rutilo dourado é o mais valorizado, mas existem outras cores de “cabelos”.  Vermelhos, cobre, prateados, azuis, violeta… Os “rutilos” pretos, na verdade são inclusões de turmalinas negras, e existem tb os quartzos com inclusões de peridoto, que parecem rutilos. 
rutilo feira
Rutilos verdes e vermelhos na mesma pedra.
quartzo com peridoto
Quartzo com peridotos parecem rutilos.
Vários tipos de rutilos... cabelos douraos claros, rutilo estrela com hematita, rutilo no quartzo fumê...
Vários tipos de rutilos… cabelos dourados claros, rutilo estrela com hematita, rutilo no quartzo fumê…
O Rutilo pode conter até 10% de ferro, tem brilho metálico e o mais comum é encontra-lo nas cores marrom e vermelho. Daí o nome “Rutilo”, que vem do latim “Rutilus” que significa “Vermelho”.
SAM_2062 aneis rutilos
anel rutilo cobre
O quartzo rutilado sempre teve produção abundante no Brasil, porém é uma pedra que dificilmente encontramos bruta para comprar ( quantidade para comercialização ). O contrabando para a China acabou com a oferta de quartzo rutilado bruto no Brasil. 
Os chineses dominaram o mercado de forma injusta e compram toda a produção bruta dos quartzos rutilados ainda no garimpo. São toneladas de mercadoria bruta, de todas as qualidades, que deixam o país por um preço simbólico. No processo de exportação as pedras melhores são colocadas por baixo das pedras baratas e assim uma infinidade de pedras de excelente qualidade se vão a preço de banana. Na China, elas são manufaturadas a preço escravagista e dessa maneira os chineses detém todo o mercado de quartzo rutilado.
rutilo dourado DSCN1883
Pensa que tá ruim? … pois pode ficar pior…
Sabe como essa mercadoria que sai daqui é paga? Parte é paga com mercadoria já beneficiada. Isso já é praxe, e é sabido que não existe negociação se não for dessa forma. Um verdadeiro negócio da China.
Ano passado vários chineses foram presos no sul da Bahia e norte de MG por contrabando. Leia a reportagem aqui, aqui e aqui. Mas prisões ou punições são realmente raros.
Tudo isso fez disparar o preço do Quartzo Rutilado num curto espaço de tempo. Ano passado, na FIPP o quartzo rutilado mal deu as caras, aparecendo somente em pedras de estoque.
No nosso caso tb tem sido assim. Nossas criações estão sendo feitas com pedras do estoque da época em que conseguíamos comprar rutilos escolhidos, de todos os tipos e cores…
Até quando iremos enriquecer outros países com nossas riquezas???
Enquanto a fiscalização não for intensa e insubordinável, continuaremos a fazer papel de bobos …
Anel com Rutilos Cobre...
Deliciem – se com mais anéis e rutilos essenciais!!

Anel com Rutilos Cobre…
aneis rutilos
Rutilo Cabelos Dourados, Rutilo Estrela e Druza de Citrinos.
Rutilo Cabelos Dourados, Rutilo Estrela e Druza de Citrinos.
DSCN9228
Coração com inclusões de Quartzo Rutilado Prateado e lodolitas.
Coração com inclusões de Quartzo Rutilado Prateado e lodolitas.
pulseiras quartzo rutilos


Fonte: CPRM

Nenhum comentário:

Postar um comentário