sábado, 28 de julho de 2018

Quem criou a água mineral com gás?


Não sei você, mas eu adoro tomar água mineral com gás. Chega a ser difícil explicar as razões por tal paixão, porém não há nada melhor do que chegar em casa após um dia corrido, sentar confortavelmente e tomar um gigante copo a água gaseificada. Porém, você já parou para pensar sobre quem criou a água mineral com gás? Vamos descobrir?
Seu nome era Joseph Priestley, um homem nascido na Inglaterra durante o século XVIII que iniciou sua vida científica na física. Porém, apesar de gostar da área, foi a química que lhe despertou a real paixão pelo conhecimento. Em sua cidade natal, o pesquisador encontrou um posto ministerial da Cabela Mill Hill onde havia grande estoque de dióxido de carbono que vinha de uma cervejaria local. Foi então que ele teve uma grande ideia, por que não gaseificar a água de forma artificial? Foi lá que ele criou a água com gás inserindo em H20 o dióxido de carbono.
Na época, a descoberta foi suficiente para que Priestley fosse eleito para a Academia das Ciências Francesas, além disso foi este fato que o estimulou a trabalhar com gases, o que resultou na descoberta de quatro novos fases, sendo eles o óxido nitroso – gás hilariante – dióxido de nitrogênio, óxido nítrico e cloreto de hidrogênio. Além disso, mais tarde a indústria de refrigerantes foi muito grata a sua descoberta já que, assim, puderam desenvolver a bebida doce e gaseificada que bebemos com muita frequência hoje, isso além da própria – e maravilhosa – água com gás por si só.
Fonte: Seleções

Nenhum comentário:

Postar um comentário