quarta-feira, 17 de maio de 2017

HISTÓRIA DA JOALHERIA CELLINI: OURIVES E JOALHEIRO

HISTÓRIA DA JOALHERIA

CELLINI: OURIVES E JOALHEIRO RENASCENTISTA


O período da história européia conhecido como Renascimento abrange, em termos gerais, os séculos XV e XVI, e foi uma época de grandes transformações, em que foram fixados os princípios gerais que passaram a reger boa parte do mundo que hoje conhecemos. Os reinos da Europa converteram – se em Estados - fortes, aconteceram profundas transformações na religião, nas idéias e no comportamento. Tudo isso se refletiu na obra de grandes artistas. E é na Itália, berço do Renascimento, que nasceu e viveu grande parte de sua vida Cellini, ourives e escultor que representa bem o período renascentista italiano, por sua insaciável busca da excelência na arte.

Benvenuto Cellini nasceu em 03 de novembro de 1500 em Florença e desde cedo decidiu-se a se tornar um ourives. Aos 14 anos, começa a estudar no atelier do pintor Filippino Lippi, onde aprendeu a principal regra da Escola Florentina renascentista: o desenho tinha que ser a base de toda obra de arte. Devia servir para planejar o trabalho em todos os mínimos detalhes antes da execução da obra, desde os elementos decorativos até às soluções técnicas. Ele admirava acima de tudo os desenhos de Miguelângelo e Leonardo da Vinci, e dizia que se estes fossem colocados juntos, lado a lado, representariam o que de melhor se poderia fazer em arte no mundo. Cellini almejava a excelência artística. Para usar um conceito da sua época, deseja tornar – se " universal".
Aos 19 anos, Cellini muda-se para Roma. São anos de grande produtividade: medalhões em ouro talhado com cenas da mitologia grega, um botão para o manto do Papa Clemente VII e belíssimas moedas e jóias para a corte papal e vários nobres romanos. Passa um curto período em Florença, devido a desentendimentos com o Papa, mas retorna a Roma, onde continua atender a uma rica clientela e acumular uma considerável fortuna pessoal, que administrava meticulosamente. Com a morte de Clemente VII, é sagrado Papa Paulo III, que encomenda uma capa em ouro trabalhado e pedras preciosas para o Livro de Orações, dado de presente ao Imperador Carlos V. Apesar das encomendas na corte papal, Cellini desentende- se em Roma novamente e vai para Paris, tentar, em vão, entrar para o serviço do rei Francisco I, conhecido por ser um grande mecenas.
Retorna à Roma e , em outubro de 1538, é preso no Castelo Sant’Angelo sob a alegação, provávelmente falsa, de que tinha roubado gemas preciosas da tiara papal. Cellini consegue ser solto, finalmente, com a intervenção do rei francês Francisco I em novembro de 1539, que lhe oferece os mesmos termos de trabalho que havia oferecido anteriormente à Leonardo Da Vinci. Na França, produz jóias diversas e esculturas.
Apesar de ter produzido muito como ourives durante toda a sua vida, um dos poucos trabalhos de Cellini que chegaram até os nossos dias foi o famoso "Saleiro", feito para Francisco I, atualmente no Kunsthistorische Museum, em Viena., o qual Cellini descreve assim em sua autobiografia: " É oval na forma e tem por volta de duas terças partes do comprimento de um braço. Toda a peça foi trabalhada com um cinzel.. Eu retratei Netuno e a Terra sentados em lugares opostos e com as pernas entreunidas. As ondas da água foram lindamente esmaltadas na sua cor natural. A Terra está representada pela figura de uma linda mulher que segura a cornucópia em sua mão. Ela está completamente nua, assim como Netuno. Eu fixei a peça em uma base de ébano, a qual decorei com quatro figuras douradas em alto relevo. Estas quatro figuras representam a Noite, o Dia, o Anoitecer e o Amanhecer:"
À serviço de Francisco I, Cellini pode finalmente realizar sua ambição: além de ourives, ser um mestre na arte da escultura. Mas, apesar de trabalhar em excelentes condições para o rei francês, foi irresistível para Cellini retornar à sua cidade natal: queria ter chance de provar sua excelência como escultor e conquistar assim o direito de fazer parte dos mestres da arte escultórica, na tradição de Donatello e Miguelângelo. Produz então várias esculturas, algumas monumentais, a maioria considerada obras-primas . Em 1559 escreve sua autobiografia, intitulada " A Vida de Benvenuto Cellini" e, em 1565, começa a escrever seus dois famosos tratados: " Tratado sobre Ourivesaria" e o " Tratado sobre a Arte da Escultura".
É interessante se saber que na Inglaterra de 1888, um arquiteto chamado R. Ashbee, que fazia parte do movimento artístico chamado "Arts & Crafts" , montou uma escola , a "Guilda do Artesanato" , e ensinava a seus alunos a arte do design e da ourivesaria baseado em traduções dos tratados de Cellini.
Seus últimos anos em Florença foram amargos e solitários e , ao morrer em 1571, deixou todas as obras encontradas em seu estúdio para o filho do duque florentino Cosme I de Médicis, Francisco I.

terça-feira, 16 de maio de 2017

Garimpo na Bahia que tem atraído centenas de pessoas é ilegal e passará por vistoria


Garimpo na Bahia que tem atraído centenas de pessoas é ilegal e passará por vistoria


A jazida de ametistas descoberta há cerca de 20 dias, na cidade de Sento Sé, região norte da Bahia, continua a atrair centenas de pessoas para a cidade, pela facilidade na extração da pedra. O garimpo não está regulamentado, portanto a exploração no local é considerada ilegal.
Conforme o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), uma equipe do órgão vai ao local na terça-feira (16) para fazer uma vistoria e tomar as providências necessárias após a análise. Os detalhes só poderão ser passados após a visita, informou a DNPM.
Ao G1, o DNPM informou que o garimpo não tem registro para funcionar. Ainda não há informações se o terreno explorado por garimpeiros há mais de 15 dias na Bahia é particular. Conforme a legislação brasileira, independente disso, todo e qualquer material encontrado abaixo do solo, em território brasileiro, pertenece à União e precisa de regulamentação para ser explorado.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia (SDE), o único garimpo de ametista reconhecido no estado é o da cidade de Licínio de Almeida, na região sudoeste da Bahia.

Descoberta

A mina fica na Serra da Quixaba, a cerca de 54 km do centro de Sento Sé não possui infraestrutura, mas isso não tem preocupado garimpeiros de todo o país, que lotaram os hotéis e pousadas do município para tentar achar ametistas no local.
Desde que a mina foi encontrada, no final do mês de abril, pelo menos oito mil pessoas passaram pela cidade. Para chegar à jazida, é preciso seguir por mais 50 km em uma estrada de terra de difícil acesso, e subir os três mil metros de altura até o topo da Serra da Quixada, onde está localizada a jazida.
No garimpo tudo é improvisado, desde o espaço de mineração às negociações. O preço do quilo varia de R$ 500 a R$ 3 mil reais. Elson Pimentel, que lapida pedras na cidade há 20 anos, se surpreendeu com a qualidade das ametistas encontradas na região.
“As pedras do garimpo da quixaba são maiores, e quando a pedra é maior e a pureza é melhor, o preço dela aumenta, a lapidação vai melhorar com isso. A expectativa é muito boa, a pedra me surpreendeu pela qualidade”, contou.
Fonte: G1

Futuros do minério de ferro e aço sobem na China

Futuros do minério de ferro e aço sobem na China


Os futuros do minério de ferro e do aço na China subiram nesta terça-feira, mas os ganhos foram limitados por preocupações com a abundante oferta e com o lento crescimento da demanda no país, maior consumidor global de ambas as commodities.
Mas o otimismo quanto ao futuro ganhou algum apoio com as promessas do presidente chinês, Xi Jinping, de um plano de 124 bilhões de dólares com o objetivo de expandir investimentos na Ásia, África e Europa e impulsionar a demanda por matérias-primas como o aço.
O contrato mais ativo do vergalhão de aço fechou em alta de 0,6 por cento, a 2.999 iuanes (435 dólares) por tonelada, após tocar mínima de uma semana de 2.925 iuanes na segunda-feira.
O minério de ferro na bolsa de Dalian subiu 1,5 por cento, para 461 iuanes a tonelada, após tocar mínima em quatro meses de 442,50 iuanes na segunda-feira.
Segundo operadores, o consumo de aço não está tão forte quanto muitos no mercado esperavam, o que tem levado os estoques de minério de ferro nos portos da China ao maior nível em 13 anos.
Os estoques de minério de ferro importado em 46 portos chineses somavam 134,25 toneladas em 12 de maio, alta de 2,3 milhões ante a semana anterior e maior volume desde que a consultoria SteelHome começou a compilar os dados, em 2004.
Fonte: Exame

CSN: Ebitda ajustado sobe 82% no 1º trimestre

CSN: Ebitda ajustado sobe 82% no 1º trimestre


A CSN informou nesta segunda-feira, 15, que não entregará o balanço financeiro do primeiro trimestre de 2017 no prazo, que se encerra hoje, e divulgou alguns resultados não revisados pelos auditores independentes. A empresa informou que seu Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) ajustado entre janeiro e março foi de R$ 1,333 bilhão, uma elevação de 82% sobre igual período do ano passado e de 7% ante o quarto trimestre.
A receita líquida do primeiro trimestre somou R$ 4,412 bilhões, alta de 15% na comparação anual e queda de 2% na trimestral. O resultado financeiro gerencial foi negativo em R$ 522 milhões, valor 46% menor do que os R$ 968 milhões negativos do primeiro trimestre do ano passado. O resultado gerencial considera participações de 60% na Namisa, 33,27% na MRS e 50% na CBSI até novembro/15 e de 100% na Congonhas Minérios, 37,27% na MRS e 50% na CBSI, a partir de dezembro/15.
A dívida líquida ajustada, que considera 33,27% da participação na MRS, 60% na Namisa e 50% na CBSI até novembro/15, foi de R$ 25,477 bilhões no primeiro trimestre, 4% menor na comparação anual. A relação entre dívida líquida/Ebitda ajustado caiu de 8,7 vezes no primeiro trimestre de 2016, para 6,3x no quarto trimestre e 5,4x no final de março deste ano.
A venda de aço no primeiro trimestre deste ano foi de 1,194 milhão de toneladas, queda de 4% na comparação anual. A receita líquida por tonelada foi de R$ 2.522 de janeiro a março, alta de 15%. Já a venda de minério de ferro caiu 13% no período, para 7,244 mi/t.
Balanço
A empresa explicou que o atraso na divulgação do balanço do primeiro trimestre acontece devido à “revisão do tratamento contábil acertado à operação realizada pela companhia em 30 de novembro de 2015, que resultou na combinação de negócios das atividades de mineração e logística correlata, sem modificação da sua estrutura negocial”.
Segundo a companhia, esta revisão impacta as demonstrações financeiras referentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2015 e consequentemente os saldos de abertura dos números das demonstrações referentes a 2016 e do primeiro trimestre deste ano.
“A companhia está empenhada em divulgar as DFs 2016, bem como o 1º ITR 2017, o mais breve possível. Tão logo haja uma definição sobre a data da conclusão dos trabalhos, será comunicado ao mercado.”
Fonte: Isto É

A FERRO E OURO

A ferro e ouro

Duas novas minas prometem modernizar a extração de materiais valiosos no Pará, prática historicamente marcada pelo descaso e pela destruição da natureza


No filme Bye Bye Brasil (1980), de Cacá Diegues, narra-se a saga fictícia de três artistas ambulantes que cruzam o país com a sua Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para a população pobre, sem acesso à TV. O grupo, que percorre a Rodovia Transamazônica, criada durante o regime militar, chega a Altamira, no interior do Pará, atraído pela promessa de lucro rápido, tamanha a quantidade de pessoas que migraram para a cidade em busca de emprego nas minas de ouro que surgiam por lá. Um ano antes do lançamento de Bye Bye Brasil, um garimpeiro – e, agora, bem longe das telas – havia descoberto pepitas na região de Serra Pelada, na cidade de Curionópolis, também no interior paraense. A notícia levaria à abertura daquele que se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo. No auge, da produção, Serra Pelada acumulou 100 000 garimpeiros, engolidos, como formigas diminutas, por uma gigantesca cratera, num trabalho desumano, realizado em condições completamente insalubres.
Passadas quase quatro décadas, e já com o minério tendo praticamente desaparecido da superfície – hoje ele só existe no subsolo, de difícil acesso -, VEJA foi até a região para mostrar como dois novos projetos de mineração prometem modernizar a antiga rotina dos garimpeiros. Ao mesmo tempo em que podem servir de exemplo de como garantir o progresso com baixo impacto ambiental e social, ambas as empreitadas também correm o risco de acabarem, tão-somente, repetir a história – reprisando tragédias e cenários de miséria que tantas vezes acompanharam a algo mítica corrida do ouro. Na Volta Grande do Xingú, o projeto de ouro da Mineradora Belo Sun, que promete ser a maior mina de ouro do brasil retirando 70 toneladas de ouro, a 50 kms de Altamira- PA.
O Projeto da Vale S11D que vai ser a maior mina de ferro do mundo com produção de 90 milhões de toneladas de ferro até 2020, na Serra dos Carajás, todos dois projetos no Pará.