quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

China pode abrir contratos de minério de ferro para estrangeiros

China pode abrir contratos de minério de ferro para estrangeiros

A bolsa de commodities de Dalian pode passar a permitir neste ano que investidores estrangeiros entrem no mercado de futuros de minério de ferro, um dos maiores mercados de derivativos da China, disse nesta quarta-feira o presidente do conselho da bolsa, Li Zhengjiang. O comentário, em uma conferência da indústria, vem um mês após o governo chinês esboçar medidas para abrir mais a segunda maior economia do mundo a investimentos estrangeiros, incluindo os mercados futuros de commodities.
Uma abertura a investidores estrangeiros seria uma grande mudança para a China, o maior consumidor mundial de minério de ferro, potencialmente adicionando grande liquidez ao mercado. Investidores domésticos apostaram no minério de ferro e outras commodities ao longo do ano passado, encontrando melhores retornos do que em ações e outras classes de ativos desde uma forte queda do mercado acionário chinês em 2015.
Mas alguns potenciais interessados no exterior questionam se extremas variações de preço nos futuros de commodities da China, incluindo o vergalhão de aço e o minério de ferro, e intervenções regulatórias, como restrições às compras e vendas, podem assustar investidores estrangeiros.
Desde o lançamento do contrato de minério de ferro em outubro de 2013, o volume de negociações subiu fortemente. No ano passado, operações com o contrato responderam por cerca de 22 por cento do volume total na bolsa de Dalian, o que tornou o minério de ferro o segundo produto mais negociado.


Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário