sábado, 18 de fevereiro de 2017

CIRCUITO DAS PEDRAS PRECIOSAS

CIRCUITO DAS PEDRAS PRECIOSAS


© Circuito Turístico Pedras PreciosasTeófilo Otoni - Pedras Preciosas - Circuito Turístico Pedras PreciosasPedras Preciosas
Este circuito é composto das cidades: Água Boa, Angelândia, Capelinha, Caraí, Carlos Chagas, Itamarandiba, Itambacuri, Jenipapo de Minas, Ladainha, Minas Novas, Nanuque, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso e Teófilo Otoni.
O Circuito das Pedras Preciosas é conhecido pela riqueza de suas gemas coradas, pequenas preciosidades que guardam belezas únicas e encantam visitantes de todos os lugares do mundo. Este Circuito está perfeitamente centrado na maior província gemológica do planeta. A variedade é tamanha que chega a ser considerada uma "anomalia geológica" pela comunidade científica.


Há centenas de milhares de anos, um enfurecido caldeirão de magma exercia pressões inconcebíveis, levando massas de terra a se moverem. Calor intenso agia sobre as rochas, desestabilizando-as. Os átomos se libertavam de suas estruturas cristalinas misturando-se aos gases voláteis, à água e a outros elementos. Esses materiais abrigados nas fendas e nas cavidades rochosas foram se cristalizando à medida que a terra esfriava, formando pedras preciosas. Uma gema corada de boa qualidade é o resultado perfeito da alquimia gerada na Terra em um passado remoto.


O Circuito é conhecido ainda pelo sabor de sua carne de sol, pela qualidade da cachaça, pela beleza do artesanato, pela história da colonização do Vale do Mucuri, pelas flores e frutas da Lajinha, além das montanhas e das cachoeiras que oferecem condições ideais para a prática do ecoturismo e o esporte de aventura.


A região é cercada pela Serra dos Aymorés e banhada pelos Rios Mucuri e Jequitinhonha. As cachoeiras são inúmeras. Também é entrecortada por vales, canyons e trilhas ideais para a prática de rapel, canyoningcross, entre outras.


Ao cair da tarde, pode se contemplar o pôr do sol comungar com a natureza e se energizar. À noite, é obrigatório um bate-papo com os amigos, saboreando a deliciosa carne de sol da terra.


Teófilo Otoni é o ponto de partida para qualquer roteiro na região. A cidade está no centro da maior província gemológica do mundo; por isso, recebe anualmente uma das maiores feiras do gênero do planeta. A FIPP, como é conhecida a Feira Internacional de Pedras Preciosas, encanta turistas e compradores com o brilho de suas gemas.


Quem quiser conhecer a fonte de toda essa riqueza deve fazer um roteiro pelos garimpos dos municípios de Caraí e Padre Paraíso. Duas operadoras locais conhecem bem a região e estão aptas para atender os turistas. Sem dúvida, uma experiência emocionante.


Já os municípios de Itaipé e Ladainha abrigam as paisagens mais lindas de todo o Circuito. Excelentes para ecoturismo, a geografia dessas duas localidades presenteia os visitantes com inúmeras cachoeiras, pedras para escalada, rapel e rafting, além de fauna e flora plenamente preservadas nos fragmentos locais de Mata Atlântica.


Em Poté, Malacacheta, Minas Novas, Itambacuri e Água Boa, estão visíveis os traços mais marcantes do típico mineiro tradicional. Da devoção ao sagrado nas festas do Senhor Bom Jesus em Poté (setembro) e de Nossa Senhora dos Anjos em Itambacuri (agosto) até a fabricação do mais puro queijo minas em Malacacheta e Água Boa, o turista pode ver e apreciar todos os saberes e sabores dessa parte saudosista do Circuito.


Já em Nanuque e Carlos Chagas, os ares do agreste se misturam com os do litoral. O resultado é uma região perfeita para a prática de atividades aquáticas e de esportes radicais. Pescaria, passeios de barco, rafting, tirolesa, voo livre, escaladas, além de muito sol e calor, garantem dias de aventura para todo visitante.


Por toda essa diversidade de atrativos, o Circuito das Pedras Preciosas é considerado um dos destinos mais completos de Minas Gerais. Dessa maneira, pode realmente ser comparado com uma gema, que, somente após ser lapidada, transforma-se em uma joia da qual ninguém mais se esquece!


Venha nos visitar. Vamos levar você ao universo das gemas minerais, de forma lúdica e vivencial. Aqui você vai entender por que nosso nome é Minas Gerais. Uma experiência inesquecível, conhecer todo o processo produtivo desde sua origem, lapidação, identificação, história, causos e lendas garimpeiras. Oferecemos a você o privilégio de sentir e conhecer o milagre da criação em seuhabitat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário