Seguidores

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Como surgiu o mouse

Como surgiu o mouse

HISTÓRIA DA TECNOLOGIA

Você já parou para pensar como e quando surgiu o mouse? O mouse está no dia-a-dia das pessoas, mas quase ninguém para pra pensar como isto foi feito.

Na década de 80 os computadores usavam somente a ferramenta MS-DOS, uma tela preta cheia de linhas de textos, e a sua principal forma de entrada de dados era através do teclado. Muitas pessoas diziam que para utilizar o computador naquela época era primeiramente necessário aprender inglês, porque a maioria dos comandos eram em inglês.
Tela do MS-DOS
Tela do MS-DOS
Entre 1957 e 1977, Douglas Englebart procuva uma forma mais amigavel e que melhorasse a interatividade do usuário com o computador. O primeiro mouse era feito de madeira e possuía somente um botão, porém esta invenção foi bem inútil, pois na época ainda não se possuía uma interface gráfica onde pudesse abrir menus e escolher opções. Isto só foi mudar até a Apple lançar o Lisa em 1983.
mouse1
O Lisa foi um PC (computador pessoal) lançado pela Apple em 1983 e também foi o primeiro PC a ter mouse e interface gráfica. O Lisa foi lançado com o preço de US$ 9995 e utilizava o microprocessador Motorola 68000 a 5 MHz, 1 MB de RAM, memória virtual, disco rígido de 5 MB e dois leitores de disquetes 5,25″ de 871 KB.
lisa
A Microsoft só lançou o seu primeiro mouse em 1983, quando ela resolveu desenvolver o Windows 3.1 de uma forma que pudesse ser utilizado juntamente com o mouse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário