Seguidores

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Foguete da SpaceX está perto de lançamento histórico na Nasa

Foguete da SpaceX está perto de lançamento histórico na Nasa

sábado, 18 de fevereiro de 2017 10:41 BRST
 
I]
Por Irene Klotz
CABO CANAVERAL, Florida (Reuters) - Um foguete SpaceX Falcon 9 estava para ser lançado neste sábado a partir de uma plataforma da Nasa, que está ociosa desde o fim do programa de ônibus espaciais há quase seis anos.
A Space Exploration Technologies, do empresário Elon Musk, não faz lançamentos da Flórida há seis meses, desdee que um foguete explodiu enquanto estava sendo abastecido para um teste de pré-lançamento de rotina na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral. O acidente destruiu o foguete e sua carga e danificou fortemente a plataforma.
A SpaceX voltou a fazer lançamentos no mês passado a partir de outra plataforma na Califórnia, enquanto se empenhava para terminar o trabalho no antigo lançador da nave. Originalmente construída para o programa Apollo da década de 1960, a plataforma da Florida foi remodelada para os ônibus espaciais, que voaram de 1981 a 2011.
A SpaceX assinou um contrato de arrendamento de 20 anos para o local em 2014.
O foguete leva cápsula carregada com cerca de 2,5 toneladas de suprimentos e experimentos científicos para a Estação Espacial Internacional, um laboratório de pesquisa de 100 bilhões de dólares estacionada a cerca de 400 quilômetros acima da Terra.
A Nasa contratou a SpaceX e a Orbital ATK para reabastecer a estação depois que os ônibus foram retirados. A agência espacial dos EUA no ano passado adicionou uma terceira empresa, a Sierra Nevada, para reabastecer a estação a partir de 2019.
Até lá, a SpaceX pretende levar também astronautas da Nasa, quebrando o monopólio da Rússia sobre a tripulação de voo para a estação espacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário