domingo, 12 de fevereiro de 2017

GEMAS PELO MUNDO

SIGNIFICADO:

Uma gema (do latim gemma) ou pedra preciosa é um mineral, rocha ou material petrificado que, quando lapidado ou polido, é colecionável ou usável para adorno pessoal em joalheria.

GEMAS PELO MUNDO
D

Segundo Walter Schumann, as gemas se tornaram de interesse dos homens há 10.000 anos, sendo a ametista, o cristal de rocha, o jade, o jaspe, a esmeralda e a turquesa algumas das primeiras a serem conhecidas.
No tempo dos Faraós, acreditava-se no poder curativo e protetor das pedras. As civilizações chinesa, tibetana e indiana também atribuem uma grande importância às características espirituais das pedras preciosas. No Brasil também se cultua a ideia das qualidades curativas, medicinais e esotéricas das pedras, apesar de nada estar cientificamente comprovado.

BRASIL:

O Brasil é internacionalmente reconhecido como um dos principais produtores de gemas, tanto pela variedade quanto pela quantidade encontradas em seu subsolo.
A maior peça única de pedra aquamarine (de água-marinha) do mundo foi encontrada em 1980, no Brasil, e batizada com o nome de Dom Pedro, o antigo imperador do Brasil. A pedra Dom Pedro Aquamarine ocupa um lugar de destaque no Museu Nacional de História Natural, em Washington, nos Estados Unidos.
O que faz com que nossas regiões sejam ricas dessas gemas é o fato do território brasileiro ser repleto de superfícies de rochas pré-cambrianas, com vários cortes de pegmatitos e rochas metamórficas.  A forte produção se localiza nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Pará, Piauí e Tocantins.
A opala é encontrada no Piauí, principalmente na região da Serra dos Matões.
A esmeralda, desde a década de 80, também tem sido bastante encontrada, o que fez com que o Brasil se tornasse, desde essa época, um dos maiores fornecedores dessa pedra. A maior região de garimpo da esmeralda está no município de Carnaíba, na Bahia.
A alexandrita, uma das pedras preciosas mais valiosas, foi descoberta em Minas Gerais, no município de Malacacheta. A partir dos anos 70, o Brasil se tornou um dos maiores produtores dessa gema.
A ágata foi descoberta em jazidas na Bahia, Rio Grande do Sul, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Minas Gerais.
A produção no Rio Grande do Sul é grande mas se apóia principalmente em três gemas: ametista, citrino e ágata. A extração se dá principalmente em Ametista do Sul, Iraí, Frederico Westphalen, Rodeio Bonito, Cristal do Sul e Planalto. A ametista faz com que o Brasil leve o título de maior produtor da espécie de gema.
Como se vê, o Brasil tem motivos de sobra para aproveitar este grande potencial de extração de gemas e mostrar ao mundo a criatividade do design brasileiro dentro da joalheria com uso destas gemas tão extraordinárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário