quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Ibama dá licença prévia para linha de Belo Monte a cargo da State Grid

Ibama dá licença prévia para linha de Belo Monte a cargo da State Grid

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017 19:30 BRT
 
]
Por Silvio Cascione
SÃO PAULO (Reuters) - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu licença ambiental prévia para uma segunda linha de transmissão para escoar a energia da hidrelétrica de Belo Monte, segundo documento do órgão ambiental visto pela Reuters nesta quinta-feira.
A licença prévia não dá autorização para construção da linha, a cargo da chinesa State Grid, mas atesta que o projeto é viável.
Uma segunda autorização, a licença de instalação, é necessária, e sua emissão pode levar meses.
No fim de janeiro, a Reuters publicou com exclusividade que a licença prévia seria concedida na segunda metade de fevereiro.
A previsão original da empresa era que a licença prévia saísse em outubro de 2016 e a de instalação, que efetivamente libera o início da obra, ficasse pronta em fevereiro, o que indica um atraso no processo.
A hidrelétrica, que está sendo construída no rio Xingu, terá capacidade total de 11,2 mil megawatts (MW) e será uma das maiores do mundo quando concluída.
A segunda linha de transmissão deve estar pronta em dezembro de 2019 para que sua operação case com o ritmo das obras da própria usina.
Se isso não ocorrer, há risco de parte da energia de Belo Monte não ter como ser escoada para os grandes centros de consumo.
A State Grid, juntamente com Furnas e Eletronorte, ambas do sistema Eletrobras, já está construindo uma outra linha para transmitir a energia da usina de Belo Monte.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário