terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O que é biotecnologia resumo

O que é biotecnologia resumo

SER VIVO

A biotecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas, mas você sabe do que ela se trata?

biotecnologia
Hoje em dia, é possível notar que os meio de comunicação têm divulgado diversas descobertas feitas por cientistas do mundo todo atribuídas ao uso de tecnologias avançadas associadas à biotecnologia, como: alimentos transgênicos, modificações genéticas, clonagem e inúmeras outras descobertas, por se tratar de um tema atual é necessário que você tenha conhecimento sobre o que se trata a biotecnologia.
Basicamente a biotecnologia é um conjunto multidisciplinar de conhecimentos que procura desenvolver métodos, técnicas e meios associados a seres vivos, macro e microscópicos, que tenham origem de produtos úteis e que contribuam para a resolução de problemas.
É errado pensar que a biotecnologia é depende do uso de computadores e sequenciadores de DNA, pois muito antes dessas coisas existirem, nós os seres humanos utilizávamos seres vivos para vários processos desde a Antiguidade, quando começamos a utilizar micro-organismos para a preparação de alimentos e bebidas.
Depois no século XII, começamos a fazer a destilação do álcool, cinco séculos depois, já estamos cultivando fungos na França. No século XVIII, Jenner criou as premissas para as vacinas através da inoculação de um vírus em uma criança.
Em 1981 criamos nossa primeira planta geneticamente modificada, e 16 anos depois, nasce Dolly, a primeira ovelha clonada. No ano de 2003 foi dado inicio ao processo de clonagem de espécies de animais ameaçados de extinção.
biotecnologia-estudo
Assim, é possível notarmos que a biotecnologia está sempre inovando, buscando através de sua ação, formas de amenizar ou resolver problemas criados pela ação destruidora humana. Porém, muitos experimentos acabam chamando a atenção de simpatizantes e opositores do mundo todo, e em alguns casos acabam ocorrendo enfrentamento entre grupos divergentes.

PRINCIPAIS ÁREAS DE AÇÃO

Na agricultura, podemos ver o desenvolvimento de plantas transgênicas que contém mais nutrientes, e que não necessitam de uma grande quantidade de agrotóxicos e de insecticidas. Na pecuária, temos o desenvolvimento de embriões e de animais transgênicos, além do aprimoramento de vacinas e medicamentos de uso veterinário.
A bioctecnologia também está presente na área de preservação da natureza, através do desenvolvimento de microorganismos modificados para o tratamento de águas contaminadas por esgoto, ou outros poluentes. Já em relação à saúde humana, a biotecnologia sempre está em busca de desenvolver novas vacinas, hormônios, medicamento e antibióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário